*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Tenuta SantAntonio DOCG Amarone Della Valpolicella 2017
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Amarone della Valpolicella (apelação de Vêneto)
Safra: 2017
Boca: Encorpado, intenso, potente, com grande estrutura, bom volume de boca, frutado com nuances da barrica, taninos presentes, acidez alta, final logo e complexo
Produtor: Tenuta Sant’Antonio
Uvas: Corvina, Rondinella e Oseleta
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 15 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras como cereja, frutas pretas maduras como ameixa, frutas secas, pimenta, tabaco, chocolate, couro, carvalho
Visual: Rubi profundo com reflexos granada
Amadurecimento: 24 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros
Decantação: 60 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Opte por pratos mais estruturados, como carnes vermelhas assadas, grelhadas ou defumadas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: bife ancho na parrilha, costeleta de cordeiro com risoto de parmesão, mignon com crosta de mostarda, risoto de funghi
Breve descrição:
Amarone é um vinho tinto feito de uvas parcialmente secas, produzido no D.O.C.G. da Valpolicella.
O vinho Amarone, um vinho de qualidade superior que é muito trabalhoso de produzir, devido a sua capacidade de reter e desenvolver características de podridão nobre (Botrytis Cinerea) que são compostos voláteis que dão aos vinhos sua qualidade única, complexidade aromática e capacidade de envelhecer por décadas.
Sobre a vinícola:
Tenuta Sant’Antonio é uma vinícola localizada na área de Monti Garbi, em Verona, perto do Lago Garda, e sendo assim, é propriedade de quatro irmãos: Armando, Paolo, Tiziano e Massimo Castagnedi, e produz vinhos Soave, Valpolicella e Amarone.
Com efeito, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhedos – 30 hectares ao redor de Mezzane e 20 hectares em San Zeno di Colognola ai Colli, no distrito de Valpolicella. As variedades de uva cultivadas nessas vinhas incluem as variedades regionais clássicas Corvina, Molinara, Rondinella, Garganega e Trebbiano di Soave, assim como variedades internacionais como Chardonnay.
Os vinhos tinto e branco são envelhecidos em contato com as borras e misturados em frascos de aço inoxidável e posteriormente através do método tradicional de barragem em barril. Eles são clarificados, dessa forma, apenas alguns dias antes do engarrafamento.
O principal vinho da Tenuta Sant’Antonio, de fato, é o Amarone della Valpolicella Riserva chamada Lilium Est. O vinho é produzido pelo processo de appassimento, onde após a colheita as uvas são secas por várias semanas em prateleiras de bambu ou tapetes de palha, a fim de concentrar açúcares para aumentar o corpo e a intensidade do sabor.
Por fim, a Sant’Antonio produz uma variedade de outros vinhos sob vários outros títulos DOC e IGT, incluindo a linha Scaia e a linha sem sulfito Telos.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Tenuta Sant’Antonio
Para comprar no site parceiro, clique aqui