Sommelier, as dicas para uma lista de vinhos tintos

Apresentação

Nosso sommelier hoje vem com um texto infalível: as principais dicas para iniciantes no mundo do vinho. Numa lista bem formulada e pensando em você, pensando na sua melhor experiência, nosso sommelier propõe dicas que vão mudar seu mind set em relação ao mundo dos vinhos. Você irá receber da forma ideal. Vamos a esta lista:

Lista de vinhos do Sommelier

Os vinhos tintos precisam de uma taça com corpo separado da haste, onde seguramos, e não no bojo, para o vinho não esquentar. A boca da taça é mais estreita que o corpo, visando segurar o aroma do vinho e aumentar o oxigênio no bojo maior. O cristal é um excelente material, pois melhora a quebra das moléculas.

As principais taças para degustar vinho tinto são a Bordeaux e a Borgonha. As taças Borgonha possuem haste menor e bojo mais arredondado, combinam com vinhos mais concentrados.

1. O Vinho tinto chileno – Marques de Casa Concha Heritage Puente Alto DO 2020 é um vinho concentrado e intenso, com taninos firmes e final prolongado.

2. O Vinho tinto argentino – Catena Malbec 2020 é intenso e concentrado, mas muito equilibrado, elegante e sutil, com taninos muito finos.

3. O Vinho tinto argentino – Alamos Cabernet Sauvignon 2022 é concentrado, com excelente acidez e taninos macios e refinados.

A bordeaux, por sua vez, é a melhor para vinhos que sejam mais encorpados, ou seja, ricos em tanino, até por seu modelo facilitar a concentração dos aromas com um bojo largo e longo.

4. O Vinho tinto francês – Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2020 é encorpado, frutado em harmonia com o amadeirado, bem integrado, aveludado, elegante, taninos presentes, boa acidez e frescor, final longo e complexo.

5. O Vinho tinto argentino – Nacido y Criado en Mendoza Cabernet Sauvignon 2023 é encorpado, potente e harmonioso, com final longo.

6. O Vinho tinto português – Fiuza Estate Bottled Eminente Reserva 2021 é encorpado, frutado, estruturado, com taninos macios e final persistente.

Leia mais sobre estes vinhos

1. Marques de Casa Concha Heritage Puente Alto DO 2020

Marques de Casa Concha Heritage Puente Alto DO 2020 – Vinho tinto chileno

Produzido na região Valle del Maipo pela Concha Y Toro, este vinho, na boca, é concentrado e intenso, com taninos firmes e final prolongado. Com seus aromas de cereja, cassis e amora, com notas de cedro e defumado, é um saboroso tinto chileno produzido com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Seu teor alcoólico é de 14,5% e o serviço a 18°C. Amadurecido por 16 meses em barricas de carvalho francês, este vinho tem é belo vermelho profundo. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com carnes de caça, carnes vermelhas e queijos.

2. Catena Malbec 2020

Catena Malbec 2020 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Catena Zapata, este vinho, na boca, é intenso e concentrado, mas muito equilibrado, elegante e sutil, com taninos muito finos. Com seus aromas de cerejas maduras com notas de carvalho, é um saboroso tinto argentino produzido com a saborosa Malbec. Seu teor alcoólico é de 13,5% e o serviço de 18° a 20°C. Este vinho estagiou em barricas de carvalho francês, sendo 20% novas e americano e é um belo vermelho rubi profundo. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com carnes vermelhas, queijos duros e empanadas.

3. Alamos Cabernet Sauvignon 2022

Alamos Cabernet Sauvignon 2022 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Catena Zapata, este vinho, na boca, é concentrado, com excelente acidez e taninos macios e refinados. Com seus aromas de frutas negras maduras, com notas de baunilha, cravo-da-índia e pimenta negra, é um saboroso tinto argentino produzido com a Cabernet Sauvignon. Seu teor alcoólico é de 13,5% e o serviço de 18° a 20°C. Este vinho estagiou 9 meses em barricas de carvalho, 80% barricas francesas e 20% barricas americanas e é um belo vermelho rubi profundo. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com carnes vermelhas, pizzas e massas à bolonhesa.

4. Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2020

Domaine des Sénéchaux AOC Châteauneuf-du-Pape Rouge 2020 – Vinho tinto francês

Produzido na região de Châteauneuf-du-Pape pela Domaine des Sénéchaux, este vinho, na boca, é encorpado, frutado em harmonia com o amadeirado, bem integrado, aveludado, elegante, taninos presentes, boa acidez e frescor, final longo e complexo. Ao nariz, é expressivo e intenso exalando um buquê jovem dominado por fruta fresca (framboesa e cereja), ligeiramente picante e realçado por uma nota amadeirada, é um saboroso tinto francês produzido com a Grenache Noir, a Syrah, a Mourvèdre, a Cinsault e a Vaccarèse. Seu teor alcoólico é de 15% e o serviço de 17° a 20°C. Este vinho passou por 14 meses em barricas de carvalho novas e usadas e tanques de aço inox. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com pratos mais estruturados, como carnes vermelhas assadas, defumadas ou cozidas, molhos à base de especiarias, tomate, manteiga de ervas ou de queijos duros.

5. Nacido y Criado en Mendoza Cabernet Sauvignon 2023

Nacido y Criado en Mendoza Cabernet Sauvignon 2023 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita, este vinho, na boca, é encorpado, potente e harmonioso, com final longo. Com seus aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias, é um saboroso tinto argentino produzido com a Cabernet Sauvignon. Seu teor alcoólico é de 13% e o serviço a 17°C. Este vinho tem um belo vermelho rubi profundo. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.

6. Fiuza Estate Bottled Eminente Reserva 2021

Fiuza Estate Bottled Eminente Reserva 2021 – Vinho tinto português

Produzido na região do Tejo pela Fiuza, este vinho, na boca, é encorpado, frutado, estruturado, com taninos macios e final persistente. Ao nariz, é expressivo e agradável, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, e nuances de especiarias, é um saboroso tinto português produzido com uvas variadas. Seu teor alcoólico é de 13,5% e o serviço de a 18°C. Este vinho passou por 3 meses em barricas de carvalho. É um belo vermelho-rubi. Um vinho seco que o sommelier aconselha degustar com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.

Links para as taças

A taça Borgonha, nosso sommelier aconselha as Taças em Cristal para Vinho modelo Borgonha da Vervino Schott Zwiesel, uma ótima pedida.

A taça Bordeaux, nosso sommelier aconselha a bohemia, uma excelente pedida em taças de cristal para vinho tinto.

Conclusão

Hoje iniciamos as dicas de nosso sommelier. Hoje ele trabalhou com as taças ideais para vinho ideias. Adorei as dicas e já estou indo comprar e saborear estas maravilhas de dicas de nosso sommelier.

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile