*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco francês
Volume: 750 mL
Região: Borgonha
Safra: 2016
Boca: Elegante, macio e com refrescância agradável
Produtor: Veuve Ambal
Uva: Chardonnay
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Aroma fino, com notas picantes e um toque de limão
Visual: Amarelo-ouro
Amadurecimento: 12 meses em barricas e tanques de aço inox
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Queijos macios e frutos do mar
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Um clássico da vitivinicultura mundial, a Chardonnay de Borgonha, tendo então aqui neste Prosper Maufoux a sua máxima expressão.
Já que foi estagiado em parte barricas de carvalho, em parte em tanques de aço inox, a uva, além de ter tido realçado o seu frescor e maciez, adquiriu aromas picantes adicionados as já inerentes notas cítricas.
Um exemplar perfeito para brindar um momento especial, especialmente se este é protagonizado por um prato de frutos do mar.
Sobre a vinícola:
Primeiramente, Anne Marie Ninot nasceu em Rully em 1859, no coração das regiões vinícolas da Borgonha. 20 anos depois, ela se casou com um banqueiro parisiense, Antoine Emile Ambal, e passam a morar em Paris e eles assim têm dois filhos.
Com a morte de seu marido, em 1898, Marie voltou então para sua aldeia natal de Rully, onde seu irmão ainda vivia e comerciava vinhos da Borgonha. Uma vez que, vendo do método do champanhe, Marie se interessou e decidiu criar sua própria Maison em 1898.
Para começar, a princípio, ela produzia vinhos espumantes tintos e brancos de alta qualidade pelo método do champanhe. Visto que era tal a qualidade dos vinhos produzidos pela Veuve Ambal, que a Maison rapidamente se tornou uma referência para os consumidores.
Em seguida houve a primeira troca de direção, em 1929, quando a vinícola passou a ser comandada por Charles Roux. Ele dirigiu a empresa até sua morte em 1988, no momento em que o bastão foi passado para seu neto Eric Piffaut.
Este vinho tradicional é produzido e aperfeiçoado pela Veuve Ambal desde 1898. Em 1975 adquiriu o estatuto AOC (Appellation d’Origine Contrôlée). Eric Piffaut, neto de Charles Roux, juntou-se à família empresarial em 1980 e tornou-se CEO logo após, em 1988.
Ele forneceu propriedades vinícolas à empresa, contribui para aumentar a notoriedade da denominação, sendo inegavelmente um visionário. Por isso, graças a ele, hoje a Veuve Ambal é a 1ª produtora e a 1ª marca da Crémant de Bourgogne.
Posteriormente, depois de passar mais de um século em Rully em suas adegas originais, o Veuve Ambal Maison mudou-se para mais perto de Beaune em 2005. O local, próximo à rodovia A6, é uma verdadeira vitrine da Borgonha.
Suas instalações de última geração inspiradas em materiais tradicionais da Borgonha significam a combinação de tradição e modernidade. Filho de Eric Piffaut, Aurélien juntou-se à Veuve Ambal em 2010. Ele representa, por fim, a sexta geração da família e carrega o dinamismo de sua trisavó Marie Ambal.
Referência: www.veuveambal.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Veuve Ambal
Para comprar no site parceiro, clique aqui