Bom, o que falar do Monte da Ravasqueira? Há três gerações, a família José de Mello produz vinhos no Concelho de Arraíolos, numa vasta área perto de Lisboa. Esta paisagem alentejana tem a exploração assegurada pela Sociedade Agrícola D. Diniz, S. A.
Realmente é uma região com condições geológicas e climáticas para a vinicultura. Esse fator se alia ao compromisso da Monte Ravasqueira de produzir vinhos de qualidade. Um vinícola com alta tradição e qualidade.
Se o vinho de Portugal é um capítulo a parte na história do vinho, o Monte da Ravasqueira é um toque especial neste capítulo. Então, vamos saborear uma lista bem honesta de vinhos de produção do Monte de Ravasqueira.
Lista dos melhores
1. Vinho tinto português – Ravasqueira Touriga Franca 2017. Em matéria de harmonização, pense em carnes vermelhas, carne suína e massas.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44W4EDx”]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto português – Monte Da Ravasqueira Tradição Tinto 2021. Em matéria de harmonização, pense em carnes vermelhas, massas ao molho ao sugo e queijos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Ztd9VO”]Compre aqui[/button]
3. Vinho rosé português – Monte Da Ravasqueira Tradição Rosé 2022. Em matéria de harmonização, pense em peixes, frutos do mar, canapés de salmão defumado, massas de molho pesto ou branco, saladas diversas, queijos leves.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3rj54pW”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto português – Monte da Ravasqueira Vinha da Coutada Velha 2020. Em matéria de harmonização, pense em carnes vermelhas, assados, massas e queijos maduros.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/46aJ0MW”]Compre aqui[/button]
5. Vinho branco português – Vinha da Coutada Velha Branco 2020. Em matéria de harmonização, pense em peixes grelhados, peixes condimentados, saladas, massas ao molho branco e frutos do mar.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3EFlNqC”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto português – Porta de Viriato DOC Dão 2020. Em matéria de harmonização, pense em polenta mole com ragu de costela, rancho à moda de Viseu, cogumelo paris recheado com gorgonzola.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ENB6gI”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos
1. Ravasqueira Touriga Franca 2017
Produzido na região do Alentejo, safrado em 2017. Este vinho, na boca, é encorpado, com taninos picantes, ótimo volume e alta intensidade. Ano nariz, traz exuberantes notas de frutas pretas frescas, giesta, azeitona preta e mineral. Um belo Touriga Franca, teor alcoólico de 13%, serviço entre 14° e 16°C. Este belo vinho é vermelho escuro, opaco e denso e passa por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. É um vinho seco.
2. Monte Da Ravasqueira Tradição Tinto 2021
Produzido na região do Alentejo, safrado em 2021. Este vinho, na boca, é elegante, com taninos persistentes e elegantes, além de um final longo e harmonioso. Ano nariz, traz notas de fruta vermelha, especiarias e chocolate, além de intensas notas mentoladas. Um produzido a partir das uvas Trincadeira, Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet com teor alcoólico de 13,5%. Este belo vinho é vermelho rubi escuro com tons violáceos.
3. Monte Da Ravasqueira Tradição Rosé 2022
Produzido na região do Alentejo, safrado em 2022, pela Monte da Ravasqueira. Este vinho, na boca, é fresco, delicado, com notas de fruta vermelha fresca e lima madura. Ao nariz, traz aromas de cereja, flores e groselhas. Produzido a partir das uvas Aragonez e Syrah, é um belo rosa salmão leve brilhante e límpido, com teor alcoólico de 13%.
4. Monte da Ravasqueira Vinha da Coutada Velha 2020
Produzido na região do Alentejo, safrado em 2020, pela Monte da Ravasqueira. Este vinho, na boca, é elegante, com uma frescura marcante que termina fino, harmonioso e complexo. Ao nariz, traz notas de frutas pretas e vermelhas que se mesclam as de especiarias, moca e chocolate. Um belo vinho, produzido a partir das uvas Aragonez, Trincadeira, Syrah e Cabernet Sauvignon, com teor alcoólico 13,5%. É um vinho granada com laivos brilhantes, com serviço em 17°C, com passagem de 4 meses em barricas novas de carvalho francês. Classificação: Seco.
5. Vinha da Coutada Velha Branco 2020
Produzido na região do Alentejo, safrado em 2020, pela Monte da Ravasqueira. Este vinho, na boca, é seco e mineral, com acidez alta, encorpado e com álcool equilibrado. Ao nariz, é intensamente aromático, com notas florais, de frutas maduras como abacaxi, melão, maçã e pêra, notas amanteigadas e lácteas. Um belo vinho, produzido a partir das uvas Antão Vaz, Arinto e Alvarinho, com teor alcoólico 13%. É um vinho Amarelo palha com reflexos esverdeados, com serviço em 10°C, com estágio parcial em barricas novas e estágio de 4 meses em barricas usadas. Classificação: Seco.
6. Porta de Viriato DOC Dão 2020
Produzido na região do Dão, safrado em 2020, pela Monte da Ravasqueira. Este vinho, na boca, é aromático, estruturado, fresco e macio. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas maduras, com leves toques de chocolate e tabaco. Um belo vinho, produzido a partir das uvas Touriga Nacional, Jaén e Alfrocheiro, com teor alcoólico 13,5%. É um vinho rubi brilhante, com serviço em 16°C, com passagem de 8 meses em barricas de tosta alta. Classificação: Seco.
Conclusão
Um grato prazer falar sobre a vinícola Monte Ravasqueira, na região de Lisboa. É, com certeza, uma vinícola muito especial e tem uma história bem interessante. Mas, se você ainda não provou um Monte Ravasqueira, esta é sua oportunidade. Venha, fizemos com muito afeto esta experiência para você.