Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2014
Boca: Potente e cheio em boca, com goles suculentos, estruturados e frutados
Produtor: Madonna Nera
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2025
Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e pretas maduras, com toques de especiarias doces
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 36 meses em barricas de carvalho francês e 4 meses em garrafa
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Risoto de parmesão, carnes vermelhas grelhadas, queijo pecorino toscano
Premiações/Pontuações: Pontuado com 93 pontos pela revista Falstaff Magazin e pontuado com 15,5 pontos pela crítica Jancis Robinson
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 10
Breve descrição:
A crença “uma refeição sem vinho é, em outras palavras, como um dia sem sol” guia a vinícola Madonna Nero em suas obras de arte em forma de vinho, no qual este Madonna Nera Brunello di Montalcino é uma bela amostra.
Carregado de tradição típico de um grande Brunello italiano, este exemplar sofisticado presenteia o apreciador com goles suculentos, potentes, estruturados e bem frutados. Além disso os aromas complementam o sabor com notas agradáveis de especiarias doces.
Para extrair todo o potencial dos seus aromas e sabores, recomenda-se decantá-lo por uma hora.
Sobre a vinícola:
Em 2006, uma dupla de pai e filha, Lorenzo e Benedetta Borgogni fundaram Madonna Nera e foi então que seu sonho se tornou realidade.
A “Madonna” – além de ser “Nossa Senhora” em italiano – é o antigo nome desse terreno montanhoso, envolto em uma paisagem inegavelmente encantadora, onde natureza e arte se unem a esse incrível artesanato que é uma marca específica da civilização toscana.
Hoje o local acolhe uma jovem fazenda, recentemente criada e inspirada no profundo respeito pelas tradições da terra bem como no gosto empresarial pela ousadia do novo.
A empresa cobre seis hectares de vinhedos, dois dos quais, a saber, estão localizados na área da Abadia de Sant’Antimo, utilizada para a produção de Brunello di Montalcino.
Cada linha é introduzida por uma roseira, ditada certamente pelo mais belo dos costumes de quem cultiva a vinha. Em volta, crescem então oliveiras e vegetação mediterrânea para decorar o jardim.
Entre o verde da murta, o branco das rosas e o azul da lavanda, encontram-se três edifícios de pedra loira local: a casa principal, uma antiga torre que guarda o lado nordeste da propriedade há séculos e, por fim, um anexo com um grande terraço dedicado à degustação de vinhos.
Referências: https://gottowinetour.com, https://www.elevenwinegroup.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui