Granja Amareleja D.O.C. Alentejo 2020

Granja Amareleja D.O.C. Alentejo 2020 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto português – Granja Amareleja D.O.C. Alentejo 2020

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Alentejo
Safra: 2020
Boca: Equilibrado, muito distinto e final prolongado
Produtor: Cooperativa Agrícola de Granja
Uvas: Moreto (40%), Aragonez (30%) e Trincadeira (30%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutos vermelhos bem maduros
Visual: Rubi violáceo
Amadurecimento: 8 meses em barricas de carvalho
Harmonização: Picadinho de carne com legumes, lasanha de berinjela e abobrinha, polenta com carne moída

Breve descrição:

A Adega Granja Amareleja, situada na sub-região da Denominação de Origem Alentejo conhecida como Amareleja, elabora um vinho Moreto que homenageia desse modo a região, as suas pessoas e a sua cultura.

Casta predominante da região, a Moreto é uma uva autóctone preservada e enaltecida pela adega. Ao lado da Aragonez e Trincadeira, produz um vinho de corpo médio.

Com uma coloração rubi intensa, os aromas deste tinto remete às frutas vermelhas maduras e à especiarias. Na boca apresenta taninos redondos, com toques doces, notas frescas e por fim com final de longa persistência.

Produzido exclusivamente com uvas vindimadas manualmente nas propriedades rurais da Granja Amareleja, esse exemplar de mesmo nome é ideal para ser saboreado em momentos mais descontraídos.

 

Sobre a vinícola:

A Cooperativa foi fundada em 1951 como produtora de Azeite, no momento em que possuia um parque de máquinas e mútua de gado. Posteriormente, anos mais tarde, começou a produzir vinho e chegou, inclusive, a produzir uma muito aplaudida aguardente de figo.

Teve seu momento de destaque, no que concerne à produção de vinhos, só então no final da década de 1980, com o prêmio de Campeão do Mundo, numa competição que decorreu na Ex-Jugoslávia.

No início deste século, com as alterações que ocorreram no mercado dos vinhos, teve-se o período mais difícil da Cooperativa, porque teve dificuldade em se adaptar às novas exigências impostas, nomeadamente em termos de evolução tecnológica e comercial.

Em seguida, no ano de 2007, com a entrada de uma nova direção, deu-se o ponto de viragem no caminho descendente que lhe estava fadado. Reestruturaram-se os recursos humanos, e apostou-se na qualidade, tendo a Cooperativa em final de 2009 quintuplicado o faturamento.

A área de influência da Cooperativa Agrícola de Granja, situada na margem esquerda do Guadiana e fazendo fronteira com grande parte do lago de Alqueva, é uma das zonas mais preservadas da paisagem alentejana, dada a sua interioridade. Por isso, ainda mantém tradições agrícolas e culturais que já é difícil de encontrar em outras regiões.

Em termos vitícolas, uma das originalidades locais é a existência de bastantes vinhas em pé-franco, isto é, não enxertadas, que não foram afetadas pela filoxera.

As castas dessas vinhas, nomeadamente de Moreto antigo, são diferentes de todos os vinhos alentejanos, merecendo especial atenção por parte dos enófilos e dos profissionais ligados ao setor.

Em termos tecnológicos, é de realçar a vitalidade da produção de vinho de talha, conforme o processo romano, inspirado na tecnologia das villas romanas existentes na região a partir do séc. II.

Uma visita às pequenas adegas dos produtores de vinho de talha, que poderá ser organizada pela Cooperativa, é recuar quase vinte séculos no tempo, proporcionando assim uma experiência fascinante.

Referência: www.vinhosdoalentejo.pt

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile