Fat Bastard I.G.P. Pays dOc Pinot Noir 2019 – Vinho tinto francês

Fat Bastard I.G.P. Pays dOc Pinot Noir 2019 - Oferta

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Vinho tinto francês – Fat Bastard I.G.P. Pays dOc Pinot Noir 2019

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Volume: 750 mL
Região: Languedoc
Safra: 2019
Boca: Frutado, taninos macios e final surpreendente
Produtor: Fat Bastard Wine Company
Uva: Pinot Noir
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Aromas de frutas vermelhas, morango, framboesa, cereja
Visual: Rubi
Amadurecimento: Em tanques de aço inox
Harmonização: Wrap de presunto e queijo, risoto caprese, frango assado com especiarias, quiche Lorraine

Breve descrição:

Entre o Mar mediterrâneo e o sopé do Maciço Central no Norte ficam os ricos bem como diversificados terroirs de Languedoc, sul da França.

E em Pays d’Oc, Indicação Geográfica Protegida da região, floresceu as uvas Pinot Noir que deram origem a este Fat Bastard.

Um vinho vegano com um paladar leve e cheio de fruta!

 

Sobre a vinícola:

A marca começou primeiramente como uma colaboração entre o enólogo francês Thierry Boudinaud e o importador de vinhos britânico Guy Anderson, que foi lançada como uma empresa em 1995. A intenção original da parceria era então vender vinhos produzidos na região de Languedoc-Roussillon, no sul da França, para mercados estrangeiros.

Muitos consumidores americanos, especialmente os mais jovens, passaram a não gostar dos rótulos de vinhos europeus tradicionais, já que normalmente apresentam a imagem de um castelo clássico e são difíceis de distinguir, entender e lembrar.

“Mesmo que as pessoas amem um vinho francês, não conseguem se lembrar do nome”, de acordo com Anderson. Portanto, os criadores da marca Fat Bastard tentaram resolver esses problemas de marketing empregando um nome de marca que é abertamente rude.

A marca é um exemplo de tendência mundial de várias marcas que adotaram uma estratégia semelhante, tentando se destacar na multidão à medida que o número de marcas disponíveis no mercado não parava de aumentar.

Outra marca de vinho francesa da região de Luangedoc-Rousillion que também é comercializada com um nome informal igualmente distinto, um desenho animado extravagante no rótulo (apresentando um francês andando de bicicleta vermelha) e preço modesto (menos de US $ 10) é Red Bicyclette, introduzida por Gallo em 2004.

Diz-se que a marca começou com um lote experimental de Chardonnay que foi mantido em um barril com sedimento de levedura por mais tempo do que o normal, desenvolvendo assim um sabor muito encorpado. No momento em que Boudinaud provou o vinho, ele proclamou “Isso é o que você chama de vinho gordo bastardo.”

O nome funciona como um trocadilho bilíngue, aludindo ao sabor amanteigado do Chardonnay, sendo semelhante ao da famosa denominação de origem controlada de Bâtard-Montrachet.

O rótulo do vinho agora carrega uma alegação apócrifa de que foi “nomeado após uma expressão britânica que descreve um vinho particularmente rico e completo”.

A marca foi lançada no mercado em 1998. A produção da primeira safra foi de apenas 800 caixas (cerca de dez mil garrafas de 750 ml), mas com o passar do tempo a marca se tornou o Chardonnay francês mais vendido nos Estados Unidos.

Posteriormente, em 2006, 500 mil caixas (equivalentes a 6 milhões de garrafas de 750 ml) da marca foram vendidas no mercado norte-americano.

Em 2016, a marca não é mais vendida no Reino Unido. Os escritores de vinhos Oz Clarke e James May da série de televisão da BBC Oz e James’s Big Wine Adventure disseram que isso é “simplesmente porque esses vinhos com nomes divertidos saíram de moda”.

No entanto, cerca de 420.000 caixas (5 milhões de garrafas de 750 ml) por ano continuam a ser exportadas para os Estados Unidos.

Referência: www.en.wikipedia.org

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Fat Bastard Wine Company

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