Espumante rosé francês
Volume: 750 mL
Região: Borgonha
Boca: Requintado e vivo. Ligeiramente forte, terminando por uma agradável sensação de juventude
Produtor: Maison Jaffelin
Uvas: Pinot Noir, Gamay e Chardonnay
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 6° – 8°C
Potencial de guarda: 2 anos
Nariz: Aromas de frutas vermelhas frescas
Visual: Robe com nuances de pétalas de rosa
Amadurecimento: Envelhecimento mínimo de 12 meses sobre pranchas
Classificação: Brut
Harmonização: Aperitivos, sobremesa gelada, torta doce
Breve descrição:
Este Crémant rosé provém de três castas muito tradicionais da Borgonha: Pinot Noir, Gamay e Chardonnay. Com um gosto requintado, vivo, e ligeiramente forte, tem um saboroso final. Em taça exibe aromas de frutas vermelhas, e harmoniza perfeitamente com uma sobremesa gelada.
Sobre a vinícola:
As adegas ocupam uma localização no coração da cidade de Beaune, e pertenciam primordialmente ao colégio de Notre Dame. Posteriormente, os irmãos Jaffelin, comerciantes de vinho, compraram a propriedade em 1816.
Então, muito pouco mudou até 2004, quando Maison Jaffelin decidiu reformar completamente a sala do tanque. Ao mesmo tempo, eles investiram em novas tecnologias de ponta.
Hoje, enfim, a Maison Jaffelin se destaca como o único produtor de vinho que ainda opera no centro da cidade histórica. Outros produtores mudaram suas adegas para as vinhas.
Isso significa portanto que a Maison Jaffelin produz uma variedade maior de vinhos do que a maioria das vinícolas. As uvas são provenientes de parcelas em toda a Borgonha e o trabalho, dessa forma, se concentra em capturar as características dos vários terroirs.
Maison Jaffelin categoriza seus vinhos em quatro grupos. O primeiro são os Chapitres, típicos burgos Pinot Noir. O grupo Villages consiste em 7 vermelhos e 7 brancos que mostram a diversidade dos terroirs da Borgonha.
O Paradis reúne 7 vinhos Premier Cru, dois brancos e cinco tintos. O grupo final é o Crémants – vinhos espumantes. O Blanc de Blancs é 90% Chardonnay, enquanto o espumante rosé é uma mistura de Pinot Noir, Gamay e Chardonnay.
A enóloga é Marinette Garnier. Embora ela seja bem jovem, veio à Maison Jaffelin com muita experiência. Ela originalmente pretendia ingressar na carreira de perfumaria, mas de alguma forma se matriculou em um curso de enologia em Dijon. Ela está na Maison Jaffelin desde 2011.
Referência: www.winetourism.com
Veja a seguir mais 1 rótulo de Maison Jaffelin: o Maison Jaffelin Pinot Noir 2019
Para comprar no site parceiro, clique aqui