*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2017
Boca: Saboroso, fresco, frutado, vivaz e com taninos macios
Produtor: Domaines Delon – Château Potensac
Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 18°C
Potencial de guarda: 2026
Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas e groselhas pretas, com toques de especiarias e chocolate
Visual: Vermelho-rubi brilhante
Amadurecimento: Em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Queijo Provolone, entrecôte ao molho bordelaise, risoto de cogumelos frescos
Premiações/Pontuações: 16|20 pontos pela crítica Jancis Robinson, 14.5|20 pontos pela La Revue du Vin de France
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 4
Frutado: 8
Breve descrição:
Este Chapelle de Potensac é o segundo vinho da renomada Château Potensac, que se localiza em Médoc, ou seja, à margem esquerda do rio Gironde.
2017, a safra deste rótulo, foi um ano marcado por geadas na região de Bordeaux, e sendo assim, demonstra a capacidade de bons produtores de elaborar grandes vinhos em situações desafiadoras.
Um blend de Bordeaux denso, complexo e macio, expressando uma perfeita harmonia entre suavidade e frescor.
Sobre a vinícola:
Château Potensac é um produtor de Bordeaux no Médoc, de propriedade de Jean-Hubert Delon que, no entanto, era tradicionalmente transmitido para a linha feminina até que o atual proprietário o herdou de sua avó paterna, Georgette Liquard.
O nome do castelo deriva, a saber, do planalto Potensac em que está situado, no distrito de Ordonnac do Médoc. A família Delon possui duas outras propriedades em Bordeaux, Château Nénin em Pomerol bem como o prestigioso segundo crescimento Château Leoville-Las Cases em Saint-Julien.
O Château Potensac produz dois vinhos, ambos tintos assim como feitos com as variedades tintas comuns de Bordeaux. Os 84 hectares de terra são plantados então em 46% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon, 16% Cabernet Franc, 2% Carménère e 1% Petit Verdot.
A idade média das videiras é de 38 anos, com algumas chegando a 80. Historicamente, a Cabernet Sauvignon era a uva dominante, mas a Merlot assumiu recentemente, à medida que o estilo de vinho se move em direção a uma maior acessibilidade e consumo mais precoce.
As vinhas têm subsolo calcário com superfície argilosa e, além disso, com elevada concentração de gravilha. O vinho carro-chefe é o homônimo Château Potensac. É, aliás, acompanhado pelo segundo vinho de menor produção Chapelle de Potensac, produzido pela primeira vez na safra de 2002.
Château Potensac foi, enfim, um dos nove produtores premiados com o status Cru Bourgeois Exceptionnel na reclassificação de 2003, a mais alta designação possível.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui