*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Damilano Brunate Barolo 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2016
Boca: Intenso, elegante e persistente, com nuances de frutas vermelhas, tabaco, alcaçuz e com trufas envelhecidas e canela
Produtor: Damilano
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16° – 17°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Notas de violeta, balsâmico e pequenos frutos vermelhos
Visual: Vermelho granada com reflexos laranja
Amadurecimento: 24 meses em barris de carvalho e 14 meses de refinamento de garrafa
Decantação: 90 minutos
Harmonização: Carnes vermelhas e de caça
Premiações/Pontuações: 95 pontos pelo crítico James Suckling, 95 ponto pelo crítico Robert Parker
Breve descrição:
A terra onde nascem as videiras que originaram este Barolo é sem dúvida alguma especial. Vinhedos com 30 anos de idade, localizados no município de La Morra, na região do Piemonte, Itália. A fermentação das uvas acontece em temperatura controlada por dias e, aliás, o nome original deste vinhedo era Brinate.
Era chamado “Brinate” (coberto de geada) já que a vindima eram tão tardias que as uvas eram cobertas por uma camada de gelo. O termo foi modificado em seguida por “Brunate”, que dá nome ao vinho.
As variedades no solo transmitem aromas de violeta e pequenas frutas vermelhas, sabores balsâmicos e agradáveis notas de especiarias. O resultado? Um vinho excepcional, que encanta os apreciadores da boa bebida.
Quando o vinho envelhece, ganha notas de tabaco, rosa, licor, e – na melhor das safras – até trufas. Sua finesse e elegância se devem à sua alcalinidade e ao conteúdo de cálcio. Brunate é uma longa faixa de terreno, em forma de anfiteatro, que desce abruptamente de 405 a 230 metros.
O clima é caracterizado por mudanças extremas de temperatura. No dia, o sol é abrasador e a exposição a ele é perfeita, já que a colina é voltada ao sul. À noite, a temperatura despenca.
Os produtores de Brunate, na região italiana do Piemonte, cultivam a videira Nebbiolo, que produz uma floração abundante. Essa substância esbranquiçada, secretada naturalmente pela planta para proteger as uvas, lembra as geadas de inverno, por isso o nome.
O microclima desta região fornece as notas picantes e balsâmicas características da área. Na verdade, as mudanças extremas de temperatura entre o dia e a noite, colocam o tanino sob estresse, tornando-o mais suave e “típico” desta área.
Sobre a vinícola:
Há uma variedade de vinhos no portfólio, mas Damilano é particularmente conhecido por seus vinhos tintos à base de Nebbiolo. O carro-chefe é, de fato, o Cannubi 1752 Riserva, de uma vinha velha na famosa vinha Cannubi.
É fermentado por 20 dias e deixado nas peles por mais um mês que, em seguida, passa cinco anos de maturação em grandes tonéis de carvalho e mais dois anos em garrafa.
A propriedade compreende 53 hectares de vinhas, incluindo parcelas em quatro das vinhas Barolo Cru que produzem quatro vinhos de vinha única: Cannubi, Brunate, Cerequio e Liste.
Além disso, Damilano produz Lecinquevigne, um Barolo de vinhedos em cinco cidades diferentes da região.
Fora de Barolo, a gama também inclui Nebbiolo d’Alba, Barbera d’Alba e Dolcetto d’Alba, Barbera d’Asti, Langhe Arneis, Rosato, Moscato d’Asti, Barolo Chinato e, por fim, Grappa di Nebbiolo di Barolo.
O negócio da família Damilano remonta a 1890, no momento em que Giuseppe Borgogno, o bisavô dos atuais proprietários, começou a produzir vinhos da propriedade. Os vinhedos foram então desenvolvidos por seu genro, Giacomo Damilano. A produção hoje totaliza cerca de 320.000 garrafas por ano.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Damilano
Para comprar no site parceiro, clique aqui