*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Da Vinci Brunello di Montalcino DOCG 2013
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2013
Boca: Elegante, com acidez marcada, taninos bem presentes e um delicioso final de boca
Produtor: Leonardo Da Vinci S.P.A
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°-18°C
Potencial de guarda: 2030
Nariz: Cerejas, cranberry, chá preto e tostado, com toques de tabaco e couro
Visual: Rubi brilhante
Amadurecimento: 36 meses em barris de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Risoto funghi, queijo Pecorino e codorna com trufas negras
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 6
Breve descrição:
Assinado pela Cantine Leonardo da Vinci — que a princípio foi fundada em de Vinci, berço do célebre inventor Leonardo — este Brunello di Montalcino foi feito com uvas Sangiovese cultivadas em Val di Cava, uma das áreas nobres de Montalcino. O solo da porção de terra se compõe de argila e calcário.
Logo depois de colhidas, as uvas passam entre 15 a 20 dias macerando, junto com as cascas. Em seguida, o líquido passa por 36 meses em barricas de carvalho da floresta da Eslavônia, na Croácia.
Como resultado, temos um vinho que, apesar de ter um caráter jovem, esbanja complexidade e potencial de guarda, com aromas de amoras negras, groselha, tabaco, além de um toque terroso.
Sobre a vinícola:
Cantine Leonardo da Vinci é uma grande vinícola cooperativa na Toscana, e assim produz vinhos nas áreas de Chianti e Montalcino, ambos feitos com a ubíqua uva Sangiovese da Toscana.
A cooperativa foi formada em 1961, no momento em que tinha 30 membros cultivando 70 hectares em Chianti. Posteriormente, em 1988, a Cantine Leonardo da Vinci adquiriu a Fattoria di Montalbano, com seus 80 hectares (200 acres) de vinhedos, e em 1990, absorveu a Cantina di Montalcino.
Leonardo da Vinci agora, enfim, faz parte do grupo Caviro, que também inclui marcas como Tavernello e Cesari.
Hoje, há 200 produtores parceiros nas duas regiões, que cultivam dessa forma 750 hectares de vinhedos. Como é típico da maioria das vinícolas cooperativas, uma equipe de agrônomos assessora os proprietários dos vinhedos durante o período de cultivo, sendo pagos de acordo com a qualidade da fruta e também com a tonelagem.
A ligação à Caviro também dá acesso a frutas de outras partes da Itália.
Leonardo da Vinci produz, de fato, uma grande variedade de vinhos DOC, DOCG e IGT de toda a Toscana.
Isso inclui, só para exemplificar, Chianti, Chianti Riserva e Chianti Classico, além de Brunello e Rosso di Montalcino, um Morellino di Scansano e um Vin Santo. Bem como Da Vinci faz vários vinhos Toscana IGT com base em variedades internacionais como Merlot e Syrah misturados com Sangiovese.
Fora da Toscana, Leonardo da Vinci faz um Pinot Grigio delle Venezie, um Sangiovese da Romagna, assim como uma mistura multirregional de Vino d’Italia sob o rótulo Monna Lisa.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Cantine Leonardo da Vinci
Para comprar no site parceiro, clique aqui