Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Puglia
Safra: 2017
Boca: Intenso, taninos sedosos e suculento
Produtor: Feudi di Guagnano
Uvas: Negroamaro (90%) e Malvasia (10%)
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 8 anos
Nariz: Aromas de frutas em compotas, casca de noz, notas balsâmicas e herbáceas
Visual: Rubi profundo
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho e mais 12 meses em garrafa
Decantação: 40 minutos
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Risoto de ossobuco, maminha assada, pappardelle ao pomodoro e queijos duros
Breve descrição:
Este Cupone Riserva é, como todos os vinhos assinados por Feudi di Guagnano, capaz de transmitir não apenas a tipicidade como também as emoções associadas a uma das mais belas paisagens do mundo.
Puglia, ou “o salto da bota”, ou seja, no extremo sul da Itália, é expressada nesse vinho barricado através de sabor, aromas e muita qualidade.
Amadurecido por 24 meses, 12 em barricas e 12 em garrafa, e por isso possui taninos sedosos e notas balsâmicas, de casca de noz e herbáceas no aroma.
Enfim um italiano intenso e com corpo, ideal para ser harmonizado com carnes assadas e massas típicas da Itália.
Sobre a vinícola:
Feudi di Guagnano se dedica a fazer vinhos de classe mundial e por isso investe na produção uvas indígenas de Negroamaro e Primitivo cultivadas na Apúlia, no sul da Itália.
Em 2002, os três netos dos produtores originais perceberam que os sabores ricos e profundos de ambas as uvas poderiam ser transformados em vinhos excelentes, dignos de envelhecimento, que poderiam ser então tão interessantes quanto os vinhos italianos mais proeminentes, como Barolos e Brunellos.
Feudi di Guagnano é mais do que apenas fazer vinho, no entanto, expressa o espírito amigável e o belo clima ensolarado do sul da Itália. Momentos de convívio, sabores das uvas nativas Negroamaro e Primitivo, roteiros pelo campo, paisagens extensas, amizades e assim como as boas-vindas são a essência da vinícola.
Seus melhores vinhos vêm desse modo dos Alberellos mais antigos que servem para três Riservas. Duas são expressões cem por cento das duas principais variedades nativas ao mesmo tempo em que uma é uma mistura DOC.
Estes vinhos mostram inegavelmente o verdadeiro caráter de Salento a partir de tintos tão ricos e encorpados para serem degustados com paixão, com alguns amigos, ou nas noites de inverno. Os Riservas são estruturados para serem desfrutados agora, envelhecidos, recolhidos, e em seguida abertos para um evento especial.
Referência: https://www.wustwine.com
Veja a seguir mais 1 rótulo de Feudi di Guagnano: o Le Camarde I.G.T. Salento Negroamaro Primitivo 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui