Château Rouget Pomerol 2011 – Vinho tinto francês

Château Rouget Pomerol 2011 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês – Château Rouget Pomerol 2011

Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2011
Boca: Harmonioso, taninos redondos, notas picantes e minerais
Produtor: Château Rouget
Uvas: Merlot (85%) e Cabernet Franc (15%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2026-2031
Nariz: Notas de especiarias, cardamomo, frutas pretas, baunilha
Visual: Púrpura com reflexos granada
Amadurecimento: 18 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Queijo Gorgonzola, costela assada, carré de cordeiro
Premiações: 92 pontos pelo crítico James Suckling, 92 pontos pela revista Falstaff, 90 pontos pela revista Wine Spectator, 91 pontos pelo crítico Jeff Leve

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 6

Breve descrição:

A história do Château Rouget é milenar, já que os registros da propriedade datam desde o final do Império Romano.

Posteriormente, no século XIX, houve uma classificação dos vinhos de Pomerol que colocou Rouget entre as 5 melhores propriedades desta denominação.

A safra de 2011 surpreendeu as expectativas, que aliada a expertise do produtor, resultou em um exemplar de alta elegância e requinte.

Um vinho de paladar harmonioso e com taninos estruturados e redondos, com notas picantes e minerais. Sabor precedido em taça por aromas intensos, picantes e com notas de especiarias.

 

Sobre a vinícola:

O Château Rouget é uma propriedade vinícola localizada na região de Pomerol, na chamada área da “margem direita” de Bordeaux, a nordeste do rio Dordogne ao redor da cidade de Libourne, cerca então de 40 km a leste da cidade de Bordeaux.

A propriedade Rouget compreende 17 hectares de encosta suavemente inclinada plantada 85% em Merlot, com os hectares restantes dedicados desse modo a Cabernet Franc. Essas variedades de uvas formam a base do grand vin de Rouget, assim como o seu segundo rótulo de vinho, Le Carillon de Rouget.

A propriedade é considerada uma das primeiras crus oficiais da Pomerol. De fato, ela apareceu originalmente nos arquivos e registro de imóveis de 1700, correspondendo à construção do grande castelo da propriedade pela família Bayonne.

Anteriormente, no final do século 19, o Château Rouget foi classificado entre as cinco melhores propriedades da Pomerol em uma classificação dos vinhos da denominação. Em 1992, a propriedade foi enfim adquirida pela família Labruyère, que hoje administra a propriedade em consulta com o renomado enólogo Michel Rolland.

A maioria das vinhas do Château Rouget rodeia o edifício, com lotes adicionais que, aliás, são localizados perto de outras propriedades notáveis ​​de Pomerol: Château Petit Village, Château Le Pin e Château Trotanoy. Os vinhedos são plantados em solo de argila, areia e cascalho, sendo assim sobrepostos a subsolos de arenito rico em ferro.

O grand vin é elaborado a partir de vinhas com aproximadamente 40 anos de idade, enquanto que vinhas mais jovens com uma idade média de 20 anos fornecem as uvas para o seu segundo vinho Le Carillon de Rouget.

O Château Rouget colhe suas uvas manualmente, parcela por parcela que, em seguida, são fermentadas em cubas de carvalho truncado com leveduras autóctones. Logo após, o Château Rouget é vinificado lote a lote em cubas de carvalho ou inox, antes de passar 18 meses em barricas de carvalho (dos quais cerca de um terço são novos).

As uvas para o segundo vinho da quinta são provenientes de várias parcelas e vinificadas separadamente em tanques de aço inoxidável que, logo depois, envelhecerem em barricas de carvalho de segundo enchimento durante 18 meses.

Tanto o grand vin quanto o segundo rótulo da propriedade são tradicionalmente multados com clara de ovo fresca.

Referência: www.wine-searcher.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile