Château Mouton Rothschild Premier Grand Cru Classé A.O.C. Pauillac 2008

Château Mouton Rothschild Premier Grand Cru Classé A.O.C. Pauillac 2008 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Pauillac (Apelação de Bordeaux)
Safra: 2008
Boca: Suculento, harmonioso, maduro, taninos aveludados, frutas negras, como cassis, e notas do amadurecimento
Produtor: Château Mouton Rothschild
Uvas: Cabernet Sauvignon (83%) e Merlot (17%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 30 anos
Nariz: Amora e groselha associadas às notas de violeta, torrefação, tosta, tabaco, chocolate e toques sutis de cedro
Visual: Rubi
Amadurecimento: 19 a 22 meses em barricas de carvalho francês
Harmonização: Ossobuco ao molho de vinho tinto, risoto de cogumelos trufado, baby beef com cebolas carameladas, carré de cabrito com purê de baroa, confit de canard, T-bone grelhado com batatas rústicas
Premiações/Pontuações: 94 pontos pelo crítico Robert Parker, 96 pontos pela revista Wine Enthusiast, 94 pontos pela revista Wine Spectator, 18 pontos pela crítica Jancis Robinson, 18 pontos pela revista Decanter

Breve descrição: Este exemplar é um dos 5 Premiers Grands Crus Classés da classificação de Médoc de 1855. É o primeiro vinho da vinícola Château Mouton Rothschild, possuindo aromas de groselha e amora, associadas às notas de chocolate, violeta, torrefação, tabaco, tosta e com toques sutis de cedro. Em boca, apresenta harmonia,, suculência, taninos aveludados, boa maturidade, sabor de frutas negras, notas de amadurecimento e ainda ótima complexidade. A safra de 2008 precisou de paciência e atenção rigorosa por parte dos viticultores, para justamente escolher o momento certo para a realização da colheita. Mesmo faltando sol quase que no final do verão – na primeira quinzena de setembro – a estação já tinha sido magnífica, o que deu a este tinto aclamado pela crítica uma excepcional complexidade, longevidade e qualidade gustativa e aromática.

Sobre a vinícola: O Château Mouton Rothschild está localizado na comuna de Pauillac, no Medoc, a 80 quilômetros a noroeste da cidade de Bordeaux. O Grand Vin está entre os vinhos mais cotados e com preços mais altos do mundo, e geralmente é considerado o mais exuberante e poderoso de todos os Bordeaux. Foi famoso por ser adicionado aos Premier Crus estabelecidos na Classificação de 1855 em 1973.

O castelo começou a vida como Brane-Mouton, e foi um dos melhores em Bordeaux nos séculos XVIII e XIX, embora tenha havido uma queda na qualidade e no preço na década de 1840. A família Rothschild comprou (e renomeou) a propriedade em 1853 e rapidamente restaurou sua reputação, mas não a tempo de seus vinhos terem caído na classificação como Second Cru. Isso enquanto Lafite, Latour, Margaux e Haut-Brion alcançaram o status Premier Cru Classé.

O barão Philippe de Rothschild assumiu o controle em 1922 e introduziu o engarrafamento de castelos em 1924, exigindo a construção do icônico salão do barril. No final da Segunda Guerra Mundial, ele também instigou a contratação de um artista diferente a cada ano para criar o rótulo. Mas sua principal conquista foi a promoção de Mouton, em 1973, ao status de Premier Cru – a primeira mudança na ordem de 1855.

A propriedade compreende 90 hectares de vinhedos, principalmente em solos com cascalho, e está situada na parte norte da comuna, ao sul do Château Lafite Rothschild. A maior parte da vinha é plantada em Cabernet Sauvignon, com 15% plantada em Merlot e uma pequena quantidade de Cabernet Franc e Petit Verdot. A vinha, tipicamente das principais propriedades Médoc, é densamente plantada e a idade média da vinha é superior a 40 anos. A colheita é feita à mão e o suco é fermentado em cubas de carvalho em uma sala de cubas com alimentação por gravidade aberta em 2012. Após a fermentação, o vinho fica 22 meses em carvalho novo antes do engarrafamento.

A Mouton Rothschild produz até 350.000 garrafas de vinho por ano, incluindo o segundo vinho Le Petit Mouton, que foi criado em 1993. É produzido com uvas de videiras mais jovens selecionadas, vinificadas nos mesmos tonéis de Mouton e envelhecidas em barricas de carvalho. Cerca de um hectare de uvas brancas foi plantado no início dos anos 80 para produzir a muito rara Aile d’Argent Bordeaux Blanc.

A empresa-mãe de Mouton, o Barão Phillippe de Rothschild SA, também possui os castelos de Pauillac d’Armailhac e Clerc Milon, Domaine de Baronarques em Limoux e várias outras marcas de vinhos. Em parceria, também possui a Almaviva no Chile e a Opus One na Califórnia, que começou como uma colaboração com Robert Mondavi. Um ramo diferente da família Rothschild possui a propriedade adjacente do Château Lafite-Rothschild.

Referência: https://www.wine-searcher.com/merchant/17432

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile