Château d’Arsac Cru Bourgeois Margaux AOC 2016

Château d’Arsac Cru Bourgeois Margaux AOC 2016 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2016
Boca: Rico, com boa estrutura, taninos aveludados e final longo
Produtor: Château d’Arsac
Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Frutas negras como amora e groselha, toques de tabaco e café
Visual: Vermelho-rubi profundo
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Queijo Gorgonzola, costela assada, carré de cordeiro
Premiações/Pontuações: 93 pontos pela revista Wine Enthusiast, 91 pontos pelo crítico Robert Parker, 90 pontos pela crítica Jeannie Cho Lee, 16|20 pela crítica Jancis Robinson

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 4
Frutado: 8

Breve descrição:

Este tinto poderia ser resumido em duas palavras: história e tradição. Mas na verdade isso não é possível. Ele vem de um dos castelos mais antigos de Bordeaux e de uma vinícola histórica e centenária.

Nasce de vinhas com 20 anos de idade, além de ter sido envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho. É realmente um vinho de reis e rainhas.

 

Sobre a vinícola:

Château d’Arsac é uma propriedade vinícola francesa situada em Bordeaux e, aliás, com uma história de mais de 900 anos, esta propriedade Médoc é considerada uma das mais antigas da região.

A maioria das vinhas do Château d’Arsac está então dentro da denominação de Margaux classificada no AOC, com uma proporção menor de suas vinhas contidas no Haut-Médoc.

As terras da propriedade foram plantadas pela primeira vez para vinha no século 18 e as variedades de uvas Merlot bem como Cabernet Sauvignon prosperaram em seus solos de cascalho e areia.

A crise da filoxera atingiu duramente a propriedade, no entanto, e cada videira na propriedade teve que ser removida. Logo após, a vinícola foi convertida em um galinheiro.

D’Arsac foi comprado por Philippe Raoux em 1986, assim que se passou várias décadas de negligência prolongada. A Raoux iniciou portanto um extenso projeto de renovação que envolveu o replantio de 112 hectares das vinhas da propriedade para Merlot, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc.

Este trabalho foi recompensado posteriormente, em 1995, quando 54 hectares dessas vinhas atingiram o status de denominação de Margaux, com a restante área classificada sob a renomada denominação Haut-Médoc.

Essas vinhas formam a base dos três vinhos de assinatura do Château d’Arsac: Château d’Arsac (uma mistura vermelha de Bordeaux das vinhas Margaux da propriedade), Château Le Monteil d’Arsac (uma mistura vermelha de Bordeaux das vinhas Haut-Médoc da propriedade) e, por fim, Château d’Arsac Cuvée Céline (uma mistura branca de Bordeaux à base de uvas Sauvignon Blanc).

Esta gama de vinhos principais é complementada pelo rótulo Winemakers Collection da propriedade. Todos os anos, um enólogo é convidado a criar seu próprio vinho exclusivo das vinhas do Château d’Arsac, tendo assim o controle total sobre todo o processo de vinificação, desde o campo até o engarrafamento.

Dessa forma, enólogos de renome como Michel Rolland e Stéphane Derenoncourt emprestaram seus talentos a esse conceito.

Referência: www.wine-searcher.com

Veja a seguir mais 1 rótulo de Château d’Arsac: o Château d’Arsac Cru Bourgeois Margaux AOC 2015

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile