*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Vêneto
Safra: 2018
Boca: Intenso, saboroso e sedoso
Produtor: Cesari
Uvas: Corvina, Rondinella e Rossignola-Negrara
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Aroma de frutas caramelizadas, especiarias, chocolate e tostado
Visual: Vermelho-rubi
Amadurecimento: 12-18 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Classificação: Doce
Harmonização: Bolo de chocolate meio amargo, panetones
Gradação de 0 a 10
Doçura: 10
Tanino: 4
Acidez: 4
Frutado: 10
Breve descrição:
Este tinto doce é resultado da experiência da célebre vinícola Cesari assim como das regras rígidas de elaboração da apelação de Recioto della Valpolicella Classico.
Conforme essas regras, a produção partiu de uvas passas. Em seguida, a sua fermentação foi interrompida antes que todo o açúcar natural das bagas se transformasse em álcool.
Assim, temos um líquido complexo, intenso e sedoso. Não somente isso, já que o vinho passou por cerca de 18 meses em barricas de carvalho, fazendo com que ele ganhasse mais estrutura e adquirindo um leque de aromas que vai de frutas caramelizadas a especiarias, tostado e chocolate.
Degustá-lo ao lado de um bolo de chocolate meio amargo ou um panetone fará com que a experiência fica ainda mais completa e saborosa.
Sobre a vinícola:
A princípio, Gerardo Cesari foi uma propriedade vinícola fundada em 1936 na região de Veneto, na Itália. É conhecida por seus vinhos tradicionais DOC e IGT varietais da região e, dessa forma, na década de 1970, Cesari Amarone foi um dos primeiros a alcançar todos os cinco continentes.
Desde então, a vinícola tem como objetivo manter uma presença em todo o mundo. A propriedade compreende assim 100 hectares de terra em Valpolicella e Lugana. Isso inclui as vinhas Bosan, Il Bosco, Jèma e Cento Filari, todas desse modo destinadas à produção de alta qualidade.
O proprietário e enólogo Franco Cesari, desde que assumiu a vinícola herdando do pai Gerardo, supervisiona todas as fases do processo de cultivo e vinificação dessas principais vinhas.
O vinhedo Bosan em Valpolicella é plantado 80% em Corvina e 20% em Rondinella, e compõe certamente o melhor vinho de Gerardo Cesari, Amarone Bosan. O local tem 10 hectares com videiras treinadas para o sistema Pergola Veronese.
As uvas para este vinho são secas por quatro a cinco meses e após a vinificação são envelhecidas em barril e garrafa.
O Cento Filari, um local de 10 hectares situado entre as aldeias de Peschiera del Garda e Pozzolengo, perto do Lago Garda, é outro vinhedo digno de nota, pois é plantado na variedade branca indígena Turbiana.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Gerardo Cesari
Para comprar no site parceiro, clique aqui