Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2014
Boca: Estruturado, equilibrado, redondo e cheio em boca, com final longo
Produtor: Luciani
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas, com toques de tabaco e especiarias
Visual: Vermelho-rubi com reflexos granada
Amadurecimento: 36 meses em barrica de carvalho eslavo
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Pratos típicos da culinária italiana, carnes vermelhas e de caça, queijos maduros
Premiações/Pontuações: Pontuado com 92 pontos pelo guia Decanter World Wine Awards, pontuado com 90 pontos pelo crítico Raffaele Vecchione – WinesCritic.com e pontuado com 93 pontos pelo crítico Robert Parker
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Um Brunello di Montalcino certamente é integrante dos mais seletos e renomados vinhos, da Itália e do mundo.
Este Cantine Luciani é uma versão estruturada, cheia em boca, equilibrada e com final persistente, além de um buquê maravilhosamente complexo de aromas, por causa de um longo estágio em barricas.
Um vinho aclamado pela crítica internacional, na qual se destaca os 92 pontos recebidos na premiação Decanter World Wine Awards.
Sobre a vinícola:
A empresa Luciani se estende por 50 hectares, principalmente no lado leste do morro de Montalcino, zona conhecida pela produção de Brunello.
Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 350 metros. Os solos ricos em calcário assim como uma produção limitada consistindo em uma densidade de 3.000 a 4.200 cepas por hectare já demonstram que os vinhos se destinam a uma parcela diferenciada do público.
A produção está contida em cerca de 50 quintais de uvas por hectare e posteriormente selecionados na época da colheita, estritamente manual.
A vinificação é natural, decorre em cubas de aço e dura cerca de 15/20 dias, bem como é caracterizada por substituições frequentes e termina com prensagem suave do bagaço.
Um sistema típico de vinha que consiste em um cordão horizontal que deixa 3/5 esporas curtas para 2/3 gemas.
Este sem dúvida é o segredo do Brunello di Montalcino das Vinícolas Luciani. “Isso” – explica Francesco Luciani – “permite obter um sistema com espessuras regulares, garantindo assim um bom equilíbrio da produção e uma boa exposição da vegetação.”
A qualidade do vinho produzido decerto está ligada à seleção precoce das uvas e às características a observar.
“A seleção faz-se com o desbaste, prática realizada exclusivamente à mão duas ou três vezes durante as fases de desenvolvimento da uva desde a fixação à rotação com um último controle antes da vindima que nos permite desse modo colher uvas perfeitamente sãs e maduras.“
A produção de vinho na empresa Siena começa, pois, meticulosamente com a vindima.
“Uma colheita rigorosamente executada manualmente. O rendimento máximo é geralmente de 50 quintais de uvas por hectare; Seguido de fermentação natural em latas de aço, em média cerca de 20/25 dias, e após a lavra segue-se a prensagem suave do bagaço, um período de seis meses em tanques de aço e posteriormente refinação em barricas de carvalho da Eslavónia, de 15 a 40 hectolitros de capacidade, por um período mínimo de 36 meses. “
Como resultado temos um Brunello com características únicas que abrangem todos os sentidos. Um produto selecionado, de produção limitada, voltado portanto para a alta qualidade, uma qualidade muito apreciada na Itália. Mas não só.
“Nossa produção – continua Francesco Luciani – é distribuída essencialmente para o exterior, principalmente na Europa, América do Norte e do Sul e em parte mínima no Extremo Oriente. Tudo por meio de importadores locais.
Uma produção que ainda se destina ao comércio especializado. Na Itália o nosso continua a ser um produto de nicho, razão pela qual mantemos uma relação direta, sobretudo, e quase exclusivamente, com as adegas.“
Referência: https://www.cantineluciani1888.it
Para comprar no site parceiro, clique aqui