Brunello di Montalcino Casale del Bosco DOCG 2012

Brunello di Montalcino Casale del Bosco DOCG 2012 - Oferta

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2012
Boca: Ótimo corpo, potente, taninos marcados e redondos
Produtor: Tenute Silvio Nardi
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2025
Nariz: Tostado, café, ameixa madura e amora, além de toques florais
Visual: Vermelho-rubi com reflexos granada
Amadurecimento: 30 meses em barricas de carvalho francês e 18 meses em barris de carvalho esloveno
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Risoto de cogumelos, cordeiro assado

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 10
Acidez: 8
Frutado: 8

Breve descrição:

Primeiramente, há de se falar do grande potencial de guarda deste Brunello di Montalcino – que pode chegar a 10 anos sem bem armazenado – um dos requisitos para ser classificado como tal.

Com ótimo corpo, os taninos bem marcados foram amaciados pelo longo estágio em barricas, que totalizou 4 anos. Além disso, esse longo estágio conferiu a este exemplar uma deliciosa complexidade de aromas intensos.

Assinado pela tradicional Tenute Silvio Nardi, que tem como valor a essência da vinha e dar aos seus vinhos a tipicidade dos magníficos terroirs de Toscana.

Ao servir, decante-o antes por 30 minutos para os seus aromas exibiram o máximo de seu potencial.

 

Sobre a vinícola:

O Tenute Silvio Nardi é uma combinação de duas propriedades, a saber, Casale Del Bosco, a leste de Montalcino, uma bela cidade na zona rural da Toscana, e Manachiara, a oeste.

Pontilhadas por belas paisagens, as vinhas dessas duas vinícolas são então estendidas panoramicamente sobre uma terra de 80 hectares na região de Brunello, na província de Siena.

A história de Casale Del Bosco remonta ao século XVII e bem posteriormente, em 1950, foi comprada por Silvio Nardi. Em seguida, em 1962, Silvio Nardi comprou outra propriedade – Manachiara.

Atualmente, enfim, Emilia é a gerente geral da empresa, Emanuele é um enólogo especialista da propriedade e Mario lida com todos os processos de produção de vinho na adega.

Rodeado por uma paisagem inegavelmente encantadora, essas duas propriedades consistem em 36 vinhedos no total, cada uma delas com características específicas do solo, contendo macro e micro elementos essenciais na quantidade certa. As vinhas mais antigas têm uma densidade de cerca de 2200 plantas de uva por hectare.

Alguns dos melhores vinhos produzidos por essas duas vinícolas são, só para exemplificar: Rosso di Montalcino, IGT Toscana, Brunello DOC, Brunello Vigneto Poggio Doria, Chianti Colli Senesi e Vin Santo.

Embora a vinícola produza vários tipos de uvas, a principal variedade de uvas cultivada por Tenute Silvio Nardi é a Sangiovese frutada.

Assim como vinhas internacionais produzidas pela propriedade são Merlot de alta qualidade, Petit Verdot, Syrah e Colorino tradicional.

A empresa pratica métodos tradicionais de treinamento para a colheita manual das uvas e apenas os melhores cachos são transportados para a adega em caixas ventiladas de 30 kg a fim de serem posteriormente vinificadas.

Referência: https://www.winetourism.com

Veja a seguir mais 2 rótulos de Tenute Silvio Nardi: o Selva di Cavaliere Brunello di Montalcino DOCG 2013 e o Tenute Silvio Nardi Rosso di Montalcino DOC 2016

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile