*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto argentino
Volume: 750 mL
Região: Mendoza
Safra: 2019
Boca: Untuoso e concentrado, com taninos macios
Produtor: Bodega Norton
Uva: Merlot
Teor alcoólico: 14,4%
Serviço: 18°C
Potencial de guarda: 2027
Nariz: Aromático, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias e café
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, queijos maduros
Premiações/Pontuações: Vinícola sustentável
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
A Bodega Norton foi fundada primeiramente em 1895 pelo engenheiro britânico Edmund James Palmer Norton, que se apaixonou pelos solos de Mendoza.
Posteriormente, já no final da década de 1980, a família Swarovski comprou a vinícola. Hoje a família procura produzir rótulos de extrema qualidade a fim de honrar o legado de Edmund Norton e da viticultura argentina.
Um exemplo é este vinho da seleção Reserva, feito com uvas Merlot de vinhas velhas cultivadas em Luján de Cuyo.
O líquido amadureceu durante 12 meses em carvalho francês e por isso, possui um paladar untuoso e concentrado.
Sobre a vinícola:
Bodega Norton é uma propriedade vinícola em Mendoza, Argentina. É mais famosa por seus vinhos tintos Malbec, varietais ou blends, incluindo o Reserve Malbec, com aromas de frutas escuras, especiarias e tabaco, cujas safras de 2007 e 2010 fizeram anteriormente a lista anual dos 100 melhores vinhos do Wine Spectator.
Em 2006, a prestigiada revista nomeou então Norton como uma das 20 principais vinícolas do mundo, e é frequentemente classificada como a principal produtora da Argentina.
A empresa faz de fato um extenso portfólio de vinhos, organizado em cerca de uma dúzia de coleções diferentes.
A cuvée superior é a rica, densa, escura e digna Gernot Langes, nomeada aliás em homenagem ao proprietário e selecionada entre as melhores parcelas de vinhedo. É uma mistura dominada pelo Malbec com um pouco de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e sendo assim envelhecida por 16 meses em novos barris de carvalho francês.
Cinco vinhedos de propriedade totalizando dessa forma 700 hectares que estão localizados em diferentes terroirs da região de Mendoza.
A Norton desenvolveu pois um programa complexo de viticultura de precisão, dividindo essas grandes propriedades em pequenas parcelas e cultivando-as individualmente. La Colonia, em Luján de Cuyo, com com 445 hectares plantados em uma área cultivável total de 1045 hectares, é a maior portanto, oferecendo amplo espaço para expansão futura.
Quase todas as castas cultivadas na Argentina podem ser encontradas nessas cinco vinhas: assim como Malbec e Cabernet, a Norton cultiva Chardonnay, Syrah, Torrontés e Sauvignon Blanc.
Antes de tudo, a propriedade foi fundada em 1895 por Edmund Palmer Norton que, ao construir uma ferrovia de Mendoza ao Chile, ficou impressionado com o potencial do terreno para vinhedos e foi solicitado a importar videiras da França e dedicar o resto de sua vida à vinificação.
Posteriormente, em 1989, passou a pertencer à austríaca Gernot Langes-Swarovski da famosa empresa de cristal de corte. A Norton é conhecida por sua responsabilidade social e programas ecológicos e possui 108 casas para seus trabalhadores. Marcas adicionais de propriedade da Norton incluem Lo Tengo e Vistaflor.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Bodega Norton
Para comprar no site parceiro, clique aqui