Antiche Contrade Primitivo di Manduria DOC 2018

Antiche Contrade Primitivo di Manduria DOC 2018 - Oferta

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Puglia
Safra: 2018
Boca: Encorpado, taninos macios, acidez média e final persistente e com muita fruta
Produtor: Produttori Vini Manduria
Uva: Primitivo
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Toques de especiarias doces, frutas bem maduras como ameixa, amora e cerejas
Visual: Vermelho-rubi profundo
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Bife à rolê, queijos curados

Gradação de 0 a 10

Doçura: 2
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8

Breve descrição:

Foi na região de Puglia, especificamente no terroir de Manduria, que a a casta Primitivo encontrou perfeitas condições para se desenvolver, tendo como resultado verdadeiros emblemas da vinicultura italiana.

Antiche Contrade inegavelmente é um grande exemplo desse potencial. Vindo de vinhas com aproximadamente 30 anos de idade, é um tinto de bom corpo, frutado e expressivo. Ademais, possui um ótimo potencial de guarda.

 

Sobre a vinícola:

Produttori di Manduria é a mais antiga cooperativa vinícola ativa na Puglia: foi fundada em 1928 como “Federazione Vini di Manduria” e em seguida transformada em cooperativa em 1932 como “Consorzio Vini e Mosti di Manduria”.

Apesar de estar em uma das principais regiões produtoras de vinho da Itália (Puglia geralmente ocupa o 2º ou 3º lugar no ranking nacional em termos de vinho produzido), Produttori di Manduria está estruturada e funciona como uma cooperativa do Alto Adige, com 400 pequenos produtores cultivando 900 hectares de vinhas: com uma média de 2,25 hectares por membro, cada produtor consegue realizar a maior parte da gestão da vinha manualmente com extrema atenção à qualidade.

Primitivo representa o grande foco da vinícola, tanto em termos de vinhas plantadas (mais de 60% do total), quanto em termos de tradição: Manduria é sem dúvida o berço da uva nativa Primitivo, tanto que em 1974 o Governo Italiano reconheceu uma denominação DOC específica para o Primitivo feito em Manduria.

Graças a esta relação íntima, quase simbiótica, entre Manduria e a produção de vinho Primitivo, a Vinícola sempre desempenhou um papel vital na economia local, tornando-se assim o centro da vida econômica, social e cultural de Manduria.

A gestão da vinícola sempre foi extremamente estável, com apenas 5 presidentes nos últimos 76 anos (a Itália, a saber, mudou algumas dezenas de governos no mesmo período!). Além disso, os cultivadores são localmente conhecidos como “Mestres de Primitivo”, e a filiação à Coop foi orgulhosamente passada de pai para filho por gerações.

Referência: https://massanois.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile