*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Vale do Rhône
Safra: 2018
Boca: Fresco, elegante, frutado e suculento com taninos uniformes
Produtor: Xavier Vignon
Uvas: Grenache (85%), Syrah (10%) e Mourvèdre (5%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 14°C
Potencial de guarda: 2025
Nariz: Aroma de frutas vermelhas, como mirtilos e amoras silvestres, e notas de violetas
Visual: Vermelho-rubi profundo com reflexos púrpura
Amadurecimento:
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carne grelhada, costela de porco picante, cuscuz
Premiações/Pontuações: 91 pontos pelo crítico James Suckling, 88-90 pontos pelo crítico Jeb Dunnuck
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 4
Frutado: 8
Breve descrição:
Este Xavier Vignon XI Côtes du Rhône é, sem dúvida, uma combinação de uvas que exigiu uma tremenda expertise do renomado enólogo Xavier Vignon e de sua vinícola.
Feito então em sua maior parte de Grenache, com um pouco de Syrah mais uma pitada Mourvèdre, colhidas manualmente de vinhas velhas de diversos terroirs de Côtes du Rhône, a famosa Apelação de Origem Controlada.
Logo após a colheita e extraído o líquido, ele amadureceu brevemente em tanques de concreto, e os cachos foram co-fermentados e maturados em cubas de betão. Todo esse processo com o propósito de manter um sabor mais puro das uvas.
Como resultado, temos um vinho com um intenso aromas de frutas vermelhas e flores. Após sentir esses aromas na taça, o apreciador desfrutará de goles frescos, elegantes, suculentos e bem frutados.
Sobre a vinícola:
Xavier Vins é uma vinícola dirigida pelo enólogo Xavier Vignon, que trabalha assim também como consultor nas principais propriedades do Ródano, como Le Nerthe e Marcoux. Ele criou sua empresa em 2002, instigado por amigos importadores de vinho que estavam sem dúvida ansiosos para vê-lo fazer seu próprio vinho.
Ajudado dessa forma por suas conexões com produtores de primeira linha e grandes transportadores, os vinhos subsequentes foram aclamados por sua qualidade e valor, e ganharam ampla distribuição internacional.
O primeiro lançamento, que ainda é decerto a figura de proa da linha, foi um Vin de Table (agora Vin de France) feito de várias safras e inúmeras variedades Rhône combinadas. Um grande número de vinhos tintos, rosés e brancos mais convencionais também são produzidos, incluindo vinhos Rasteau e Gigondas, assim como vários vinhos Châteauneuf-du-Pape.
Os lançamentos de Xavier Vins são, assim sendo, blends de pequenos lotes de vinhos feitos selecionados em caves de até 20 produtores diferentes, incluindo muitas das propriedades estrelas para quem Vignon consulta.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais 3 rótulos de Xavier Vignon: o Xavier Vignon Signature Range Lirac 2016, o Xavier Vignon Côtes du Rhône SM AOP e o Xavier Vignon Vacqueyras AOP 2015
Para comprar no site parceiro, clique aqui