*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto chileno
Volume: 750 mL
Região: Valle del Cachapoal
Safra: 2013
Boca: Sedoso, fino, com excelente corpo e complexidade, taninos maduros e final elegante
Produtor: Vik
Uvas: Cabernet Sauvignon (50%), Carménère (35%), Cabernet Franc (8%), Syrah (4%) e Merlot (3%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 9 anos
Nariz: Frutas vermelhas e negras maduras, com aporte de especiarias, notas de tabaco e tosta
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 20 a 24 meses em barricas de carvalho francês, seguido por 24 meses em garrafas, nas caves
Harmonização: Stinco de cordeiro em redução do próprio molho, risoto de cogumelos, mignon ao molho madeira com purê de mandioquinha, bife ancho com legumes, plateado chileno, carne vermelha na brasa
Premiações/Pontuações: Pontuado com 96 pontos pelo crítico James Suckling, pontuado com 95 pontos pelo guia Descorchados, pontuado com 92 pontos pela revista Wine Spectator, pontuado com 96 pontos pela revista Vinepair, pontuado com 98 pontos pela revista The Somm Journal e 96 pontos pelo CAV
Breve descrição:
Este Vik é um sofisticado e exclusivo blend chileno com excelente corpo e complexidade, sedoso, fino, além de taninos maduros e final elegante. Em taça exibe um perfume de frutas vermelhas e negras maduras, com aporte de especiarias, notas de tosta e tabaco.
É um vinho elaborado sob os cuidados dos célebres enólogos Patrick Valette e Cristian Vallejo. Vindo de uvas cultivadas no renomado terroir do Vale de Cachapoal, que se localiza, a saber, no Vale do Millahue, conhecido como o “lugar do ouro”, na encosta norte do Vale Apalta, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Santiago.
Um vinho de alto padrão enfim aclamado pelos maiores críticos do universo do vinho, assim como das mais prestigiadas publicações do ramo.
Sobre a vinícola:
Fundada em 2004 pelo norueguês Alexander Vik com o propósito de criar uma vinha de classe mundial para produzir um vinho único.
A fim de encontrar o melhor terroir, ele reuniu uma equipe de enólogos, climatologistas, geólogos, viticulturais e agrônomos para pesquisar na América do Sul.
Posteriormente, em 2006, Alexander Vik escolheu o melhor terroir com condições climáticas ideais para o cultivo de uvas e comprou 4.450 hectares no Chile.
O local específico escolhido foi o Vale de Millahue, que significa “Lugar de Ouro”, nomeado assim pelos povos indígenas. Aqui nasceu o “VIK” e incorpora afinal a fusão perfeita entre homem, experiência, terra, clima e a mais avançada tecnologia.
A vinha, ou “Lugar de Ouro”, está localizada no interior do vale, entre inúmeros desfiladeiros, oferecendo-nos uma variedade de terroir inigualáveis assim como pequenos microclimas – cada um com exposições distintas e resfriados pela brisa costeira – proporcionando a complexidade procurada e assegurando o caminho certo para alcançar o objetivo de produzir o melhor vinho da América do Sul.
Referência: www.escapementmagazine.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Vik
Para comprar no site parceiro, clique aqui