Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2013
Boca: Potente, aveludado, harmonioso, rico em fruta e de longa duração em boca
Produtor: Tenuta Buon Tempo
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de violetas, canela, tabaco e couro
Visual: Vermelho-rubi intenso com reflexos granada
Amadurecimento: 3 anos em barris de carvalho eslavo e depois em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas, de caça, queijos envelhecidos ou pratos típicos da culinária italiana
Premiações/Pontuações:
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Localiza no extremo sul da denominação de Moltalcino, na Itália, a vinícola Tenuta Buon Tempo zela por transmitir aos seus rótulos a tipicidade e, acima de tudo, a mais pura expressão desse terroir.
A fim de cumprir essa filosofia, ela nos presenteia com rótulos como este Brunello di Montalcino, um vinho com 8 anos de safra, com um delicioso buque de aromas, com notas de frutas maduras a toques de canela, tabaco e couro.
Além disso, no paladar é potente, aveludado, harmonioso e persistente.
Par uma degustação ainda mais prazerosa, decante-o por pelo menos 30 minutos antes de servi-lo e harmonize-o com uma suculenta bistecca alla fiorentina!
Sobre a vinícola:
Tenuta Buon Tempo é uma propriedade vinícola italiana que se estende por 26 hectares na encosta da Toscana. Situada no sul de Montalcino, Tenuta Buon Tempo dedica a maior parte de sua vinificação à produção de Rosso di Montalcino e Brunello di Montalcino, bem como um único Brunello di Montalcino Riserva nos melhores anos de safra.
A propriedade está plantada em 12 hectares de vinhedos Sangiovese, 5 hectares dos quais então dedicados exclusivamente à produção de Brunello di Montalcino.
Os tipos de solo encontrados nestas vinhas consistem em marga assim como arenito intercalados com uma grande proporção de pedra. Essas encostas estão voltadas para o sudeste e estão situadas em altitudes, a saber, de aproximadamente 350 metros acima do nível do mar.
Na adega, o Tenuta Buon Tempo fermenta primeiramente as suas uvas com leveduras autóctones em cubas de inox com temperatura controlada, durante 7 a 10 dias. Logo após a fermentação, a maceração ocorre durante um mínimo de 10 dias para o Rosso di Montalcino e um máximo de 25 dias para o Brunello di Montalcino Riserva.
Em seguida, os vinhos são envelhecidos em uma combinação de tonéis de carvalho francês, cubas de aço inoxidável e barricas de carvalho eslavo antes do envelhecimento em garrafa antes do lançamento.
O carro-chefe da propriedade, Brunello di Montalcino, é envelhecido em tonéis feitos de 40% a 50% de carvalho francês novo por 24 meses, e logo depois passa por 18 a 24 meses em carvalho eslavo.
Além de seus vinhos emblemáticos Brunello e Brunello Riserva, Tenuta Buon Tempo também produz um terceiro Brunello di Montalcino com o nome de Alta.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui