Susana Balbo Lujanita Torrontés 2021 – Vinho branco argentino

Susana Balbo Lujanita Torrontes 2021 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho branco argentino – Susana Balbo Lujanita Torrontés 2021

Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Salta
Safra: 2021
Boca: Acidez brilhante, cremosidade sutil e longo acabamento que lhe dão profundidade e equilíbrio no paladar
Produtor: Susana Balbo Wines
Uva: Torrontés
Teor Alcoólico: 12,5%
Serviço: 8°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Aromas de frutas cítricas, maracujá, flores brancas e lichia
Visual: Amarelo palha
Amadurecimento: 3 meses em contato com as lias
Harmonização: Carpaccio de pupunha ao pesto, peixe assado ao molho de alcaparras e aspargos, quiche de espinafre com ricota

Breve descrição:

Este Lujanita Torrontés combina uvas da famosa casta branca argentina usando duas regiões: Vale do Uco e Cafayete.

Cafayate é famosa por suas vinícolas e pela qualidade dos seus vinhos Torrontés, já que se beneficia pela alta altitude, uma das maiores da Argentina: fica entre 1600 a 2400 metros acima do nível do mar.

E a safra de 2021 foi longa e fria, resultando em vinhos frescos e delicados, com acidez e álcool em harmonia e fáceis de beber quando jovens.

A “Rainha de Torrontés” é Susana Balbo, que começou sua carreira na região de Cafayate e aperfeiçoou sua elaboração do vinho branco Torrontés, ganhando fama internacional.

Um branco refrescante, com cremosidade sutil e bem equilibrado, com acidez e álcool em harmonia.

 

Sobre a vinícola:

Susana Balbo Wines, anteriormente Dominio del Plata, é a vinícola da primeira enóloga da Argentina e uma das líderes do setor hoje, Susana Balbo e sua família. Conhecida como a Rainha de Torrontés, Balbo certamente foi pioneira no estilo moderno e fresco da variedade branca nativa da Argentina que conhecemos e amamos hoje.

Mas ela e sua talentosa equipe de vinicultores e viticultores também fazem alguns dos vinhos tintos mais emocionantes da Argentina – principalmente de Luján de Cuyo, onde fica a vinícola e seus restaurantes, e o Vale do Uco.

Susana Balbo Wines é a vinícola familiar da conceituada enóloga Susana Balbo e foi fundada em 1999 conforme seu antigo nome, Dominio del Plata.

Localizada em Luján de Cuyo, na renomada região de vinhos tintos de Agrelo, a vinícola agora é administrada por Susana, seus dois filhos José e Ana, bem como pelo seu gerente geral e um dos maiores viticultores da Argentina, Edy del Popolo.

Embora a maior parte de sua produção venha do Vale do Uco, Susana Balbo Wines trabalha com um seleto punhado de produtores em diferentes regiões da Argentina.

Em termos de propriedades vinícolas, a vinícola possui dois vinhedos (suas propriedades Dominio em Agrelo e Gualtallary) e, além disso, tem um contrato de arrendamento de longo prazo em outras três propriedades (La Delfina em Paraje Altamira, Los Carolinos em Los Chacayes e Brío em Los Arboles) .

Primeiramente, Susana Balbo tornou-se a primeira enóloga qualificada da Argentina, ao se formar com distinção na universidade em 1981.

Esculpiu os primeiros anos de sua carreira em Cafayate, no norte da Argentina, no Michel Torino. Ganhou a fama de se tornar a Rainha de Torrontés já que fez grandes avanços na transformação dos vinhos brancos ali produzidos. E assim mostrou o potencial da variedade nativa de vinhos brancos da Argentina.

Desde então, Susana tem sido uma defensora do potencial do vinho branco da Argentina. Hoje sua produção familiar contraria a tendência da Argentina de produção principalmente de vinho tinto, com um forte portfólio de vinhos brancos também.

Depois de retornar a Mendoza, ela teve uma carreira distinta na Catena Zapata e Martins antes de iniciar sua própria vinícola em 1999.

Ela ganhou muitos prêmios e reconhecimentos por seus vinhos e carreira, incluindo ser selecionada como Mulher do Ano da The Drinks Business’ em 2015. Recebeu o prêmio BRAVO Lifetime Achievement do Conselho das Américas em 2019.

Susana Balbo também foi influente na arena política e foi congressista do governo de Mauricio Macri, e foi eleita três vezes Presidente de Vinhos da Argentina.

Hoje ela faz vinhos com seu filho José e com seu viticultor Edy del Popolo.

Referência: www.southamericawineguide.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Susano Balbo Wines

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile