É comum no mundo do vinho dizer que para saber se são vinhos sem glúten, você precisa ligar para a produtora e descobrir. Bom, de fato, a matéria-prima do vinho é a uva, uma fruta que não contém glúten. Contudo, é possível que o vinho tenha contato com o glúten durante o processo de produção. Por exemplo: no processo de clarificação e filtragem, podem ser utilizados agentes que contenham traços de glúten, como clara de ovo, gelatina e pasta de peixe.
Embora a concentração final de glúten seja irrisória (cerca de 5 a 10 ppm), em pessoas com doença celíaca e ultra-sensibilidade ao glúten, essa concentração de partículas de glúten no vinho pode causar algum sintoma adverso.
Pensando em vocês, queridos parceiros na aventura do vinho, vamos trazer uma lista de vinhos classificados como sem glúten:
Lista dos melhores vinhos classificados como sem glúten
1. Vinho tinto chileno – Santa Helena Reserva Siglo de Oro Carmenère. Um vinho classificado como dieta sem glúten. Combina muito bem com carnes vermelhas grelhadas.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3K2Su4d”]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto chileno – Santa Helena Reservado Carmenère. Classificado como dieta sem glúten, este vinho harmoniza bem com grelhados leves, codorna e vegetais grelhados.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3PWr2Jk”]Compre aqui[/button]
3. Vinho tinto argentino – Alamos Malbec 2021. Outra beleza classificada como dieta sem glúten, harmoniza muito bem com carnes vermelhas, churrasco e hambúrgueres.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3DsbSEa”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto francês – Franc Beauséjour Bordeaux 2020. Outro rótulo classificado como dieta sem glúten, harmoniza com carnes vermelhas.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/46TRrxv”]Compre aqui[/button]
5. Vinho rosé chileno – Santa Helena Reservado Rosé. Mais um vinho classificado com dieta sem glúten. Harmoniza muito bem com: carnes brancas, entradas leves e frutos do mar.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3O2829v”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto chileno – Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon. Outra joia rara marcada com dieta sem glúten. Este vinho harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas e risotos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Qeyn48″]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Santa Helena Reserva Siglo de Oro Carmenère
Santa Helena Reserva Siglo de Oro Carmenère – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle Central, safrado em 2018, pela Santa Helena. Na boca, este vinho é leve a médio corpo, taninos doces e macios final redondo. Ao nariz, aromas de frutas vermelhas maduras e ameixas, toques de especiarias. Um belo Carménère vermelho-rubi com traços roxo. Classificação: Seco.
2. Santa Helena Reservado Carmenère
Produzido na região do Valle Central pela Santa Helena. Este é um vinho, na boca, jovem e equilibrado, fortemente expressivo e com fruta fresca; agradável e fácil de beber. Ao nariz, frutas vermelhas e toques herbáceos. Um belo Caménère vermelho rubi com traços violáceos. Classificação: Seco.
3. Alamos Malbec 2021
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2021, pela Catena Zapata. Na boca, este vinho tem textura sedosa, taninos macios, final de boca estruturado. Ao nariz, aromas de violetas, frutos silvestres, herbáceo e um toque especial. Um belo Malbec com 6 e 9 meses em barricas de carvalho. Classificado como seco, traz em seu rótulo a menção honrosa: Robert Parker classificou com 90 pontos a safra 2018.
4. Franc Beauséjour Bordeaux 2020
Produzido na região de Bordeaux, safrado em 2020, pela Gabart-Laval. Este saboroso vinho, na boca, é frutado, leve, com uma acidez fresca, untuoso e com taninos redondos. Ao nariz, aroma de frutos vermelhos, como cerejas e framboesas, com leve toque de especiarias. Produzido a partir das uvas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, tem um belo vermelho-rubi. Classificação: Seco
5. Santa Helena Reservado Rosé
Produzido na região do Valle Central pela Santa Helena. Na boca, este é um vinho jovem e equilibrado, fortemente expressivo e com fruta fresca, agradável e fácil de beber. Ao nariz, frutas vermelhas frescas, como cereja e morango. Um belo Cabernet Sauvignon rosa pálido. Classificação: Seco.
6. Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon
Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle Central pela Santa Helena. Na boca, é um vinho leve, frutado, boa estrutura e macio. Ao nariz, aromas de frutas vermelhas e toques herbáceos. Um belo Cabernet Sauvignon Vermelho rubi. Classificação: Seco
Conclusão
Não é de hoje que vejo amigos celíacos com alguma queixa sobre vinhos e reações. Bom, fui pesquisar e encontrei algumas possibilidade para esta reações. Bom, este é um registro e tanto. Embora não exista uma classificação para vinhos como contém glúten. Pasmem, alguns celíacos hipersensíveis podem apresentar reações a esta bebida. Casos raros, é fato. Mas, para alguns amigos muito especiais, vai esta lista. Isto, é claro, inclui você, meu caro leitor.