*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco romeno – Mosia de la Tohani (Red Horses) Fetească Albă 2019
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Dealu Mare
Safra: 2019
Boca: Redondo, equilibrado, frutado e saboroso, com toques cítricos e final longo
Produtor: Domaine Tohani
Uva: Fetească Albă
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Notas intensas de frutas cítricas, com toques de maçã verde e flores
Visual: Amarelo-palha brilhante com reflexos esverdeados
Tipo de fechamento: Rolha
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Culinária japonesa, massas ao molho branco, saladas, carnes brancas
Gradação de 0 a 10
Doçura: 4
Tanino: 0
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição:
Fetească Albă, ou seja, “donzela branca” em romeno é uma uva nativa da Romênia com mais de 2000 anos de história, cultivada desde o Império Romano.
Neste Mosia de la Tohani, a uva foi cultivada em Dealu Mare, uma das denominações de origem mais renomadas da Romênia.
Dessa forma originou-se um líquido frutado, redondo, equilibrado e saboroso complementado por notas intensas de frutas cítricas com toques de maçã verde e flores.
Em outras palavras, uma opção excepcional para quem deseja aumentar o repertório de países na sua adega. Perfeita pedida para acompanhar massas ao molho branco ou comida japonesa.
Sobre a vinícola:
Os Domínios Tohani ganharam fama, não apenas pela excepcional qualidade dos vinhos, como também por uma história de amor imortal entre um príncipe e uma mulher de origens modestas.
Em 1931, o príncipe Nicolae, irmão do rei Carol II da Romênia, correndo o risco de perder os direitos reais, casou-se secretamente com Ioana Doletti, uma mulher muito bonita em Tohani.
Os Domínios Tohani possuem documentos atestados desde 1773, mas após a queda do regime comunista a empresa Tohani Winery foi criada em seguida, em 2003.
A empresa cobre, a saber, uma área de 500 hectares e possui 6% do total de vinhos engarrafados na Romênia, sendo o Grupo Tohani o maior produtor de vinho da área de Dealu Mare.
As plantações da empresa incluem 7 colinas, com microclima mediterrâneo, e dessa forma as uvas aproveitam o sol 14 dias a mais que em outra região. A produção anual é de 5 toneladas de uvas e 3,5 milhões de litros de vinho.
O enólogo sul-africano Albertus Van Der Merwe traz para a Tohani a experiência do novo mundo no mercado de vinhos romeno em misturas certamente surpreendentes.
As variedades de uvas tradicionais romenas cultivadas aqui são: Fetească Albă, Fetească Regală, Tămâioasă Românească, Busuioacă de Bohotin e Fetească Neagră – bem como são cultivadas as internacionais: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Os nomes de alguns vinhos lembram decerto a Casa Real Romena: Prince Radu, Cuvée Nicolae ou Cuvée Dolette.
Os Domínios Tohani são famosos por suas coleções: Maestro, Príncipe Radu, Siel, Flori de gheata (Flores de Gelo), Arum, Propriedade da Reserva Especial Tohani, Princiar, Propriedade Tohani, Domínios Tohani e enfim Sangue de Touro.
Por fim, o turista ávido por vinho e conhecimento pode encontrar no Tohani Domains uma experiência única onde o vinho é degustado na terra onde é produzido, acompanhado de produtos específicos da gastronomia tradicional romena do restaurante.
Referência: www.imperialtransilvania.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine Tohani
Para comprar no site parceiro, clique aqui