Lupo Meraviglia Due di Due Rosso di Puglia 2018

Lupo Meraviglia Due di Due Rosso di Puglia 2018 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Puglia
Safra: 2018
Boca: Ótima estrutura, taninos macios e equilibrados
Produtor: Lupo Meraviglia – Botter Wines
Uvas: Negroamaro e Malvasia
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Aromas de frutas maduras, groselha e amora
Visual: Vermelho-rubi intenso
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Pratos à base de carne com molhos picantes, queijos maduros
Premiação/Pontuações: Medalha de Ouro pelo CWWSC 2019, 97 pontos pelo crítico Luca Maroni

Breve descrição:

Com o nome de Due di Due – Dois de Dois em italiano – e aclamado com raríssimos 97 pelo renomado crítico Luca Maroni, este tinto é uma homenagem a Maria e Carlo Botter, que fundaram há 90 anos a vinícola Lupo Meraviglia.

Com taninos macios e delicados, é a pedida perfeita para harmonizar com uma tábua de queijos maduros.

 

Sobre a vinícola:

A área de Salento, aonde a vinícola Lupo Meraviglia localiza-se, é caracterizada por terroirs calcários e argilosos, ricos em ferro (que conferem a cor avermelhada típica). E além disso, com alta capacidade de drenagem durante o inverno, quando as chuvas são geralmente escassas.

A chuva é recolhida sob o solo; durante a estação quente e ensolarada, as raízes atingem as camadas mais profundas do solo, coletando as substâncias mais preciosas, principalmente os microelementos. Isso aumenta e aprimora assim todos os componentes das uvas que são posteriormente encontrados nos vinhos.

Esta área está localizada entre o Mar Adriático e o Mar Jônico, onde a brisa do mar permite uma excursão térmica que é crucial portanto para o perfeito amadurecimento das uvas. Outra característica desses territórios é a presença natural de rochas, aumentando dessa forma significativamente a quantidade de minerais que conferem sapidez e frescura aos vinhos, apesar do alto teor alcoólico.

A grande presença de rochas e minerais é inegavelmente evidenciada pela presença de paredes de pedra seca que envolvem as vinhas. Estas paredes são feitas com as maiores pedras da região e foram construídas pela população local sem a ajuda de argamassas, contando desse modo com a experiência milenar e a tradição transmitida pelas gerações antigas.

A peculiaridade dos vinhos da Lupo Meraviglia, baseia-se em seu método de vinificação, que envolve o uso de moinhos durante o processo de fermentação. Esses elementos ancestrais foram usados ​​na Apúlia desde que se teve as primeiras experiências de produção de vinho, e vários achados arqueológicos atestaram sua presença na área de Salento.

Eles eram feitos de pedra e sua forma característica por conseguinte permitia um melhor contato entre o mosto e as peles em relação aos métodos tradicionais de vinificação, melhorando a dissolução do oxigênio durante o processo de fermentação.

Hoje em dia, as uvas são vinificadas dentro dos moinhos de aço “modernos”, cuja forma e características refletem os originais. O vinho obtido, sem refino de carvalho, possui desse modo ótima estrutura, concentração e persistência muito alta; a extração completa de todas as partes da pele e a maior dissolução de oxigênio durante o processo de fermentação resultam, afinal, em taninos mais maduros e duradouros.

Referências: www.botter.it, www.winesellersltd.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Lupo Meraviglia

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile