*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2018
Boca: Corpo de médio para encorpado, boa acidez, taninos presentes, frutado, bom final
Produtor: Torre Matilde – Fattoria il Canneto
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 6 anos
Nariz: Cereja, especiarias, folhas secas
Visual: Rubi
Amadurecimento: 9 a 12 meses em barricas de carvalho da Eslovênia e francês
Decantação: 20 minutos
Harmonização: Bisteca bovina grelhada, espaguete com ragu bovino, pernil assado ao molho de vinho, lasanha de berinjela ao sugo, pizza de calabresa com queijo, queijos duros
Breve descrição:
Este Luna é um tinto de personalidade feito exclusivamente com a pérola italiana Sangiovese, assim como traz consigo a tipicidade do terroir toscano.
Além disso, passou por estágio em barricas de carvalho. Ou seja, tem complexidade de aromas, com notas de cereja, especiarias e folhas secas.
É saboroso e gastronômico, ideal para quem aprecia um vinho harmonizando com a boa culinária italiana.
Sobre a vinícola:
É da aposta produzir bons vinhos em San Miniato di Pisa, que o trabalho de Torre Matilde a princípio se inicia, através da reorganização de vinhas e vinhedos da Fattoria il Canneto, desde 1600.
Localizada então em uma das áreas montanhosas mais sugestivas do meio na Toscana, com 15 hectares de vinhedos plantados com Sangiovese, Merlot, Colorino e Vermentino, em uma propriedade histórica de mais de 300 hectares, imersa nas belas colinas entre Florença e Pisa.
Terras cheias de fósseis marinhos e fragmentos vegetais que às vezes aparecem claros e arenosos, às vezes escuros e argilosos, onde nascem os melhores vinhedos e vinhos da região.
Anteriormente, nessas terras, o mar havia se retirado, deixando para suas colinas e território uma fusão entre a terra e as areias marinhas que até hoje trazem à luz restos fósseis, como conchas e caranguejos, como consequência de efeitos erosivos.
País que esconde origens romano-etruscas e imperadores hospedados, como Federico Barbarossa, além de três sumos pontífices bem como onde São Francisco de Assis fundou o convento histórico e monumental.
San Miniato é uma parte da viagem de volta de Sigerico a Canterbury, tornando-se assim uma das estações históricas da Via Francigena. A antiga estrada medieval que levou os peregrinos a Roma passa pela Toscana, de Passo della Cisa a Ponte a Rigo, perto de Radicofani.
Referência: https://www.torrematilde.it
Veja a seguir mais 2 rótulos de Torre Matilde: o Molin Novo I.G.T. Toscana Rosso 2017 e o Torre Matilde Molin Novo I.G.T. Toscana Rosso 2015
Para comprar no site parceiro, clique aqui