*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2015
Boca: Macio, aveludado, harmonioso, rico em fruta e de longa duração em boca
Produtor: La Gerla
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2038
Nariz: Notas intensas de frutas maduras, com toques de violetas, canela, tabaco e couro
Visual: Vermelho-rubi intenso com reflexos granada
Amadurecimento: 36 meses em barrica de carvalho esloveno
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas, caça ou queijos envelhecidos
Premiações/Pontuações: 93 pontos J. Suckling; 94 pontos Vinous-Antonio Galloni; 91 pontos Falstaff; 94 pontos Wine Spectator; 94 pontos International Wine Report; 92 pontos Wine Enthusiast; 16 pontos Jancis Robbinson; 90 pontos WeinPlus
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
A princípio fundada em 1976 pelo empresário Sergio Rossi, a vinícola consagrada La Gerla possui uma história que se funde com a do vinho Brunello di Montalcino, um dos cobiçados vinhos italianos.
Ao mesmo tempo que valoriza a produção manual e respeita o ritmo e as especificidades do terroir, La Gerla possui uma filosofia de se adequar as novas tecnologias.
Como resultado disso, temos este Brunello, que coleciona aclamações da crítica especializada e delicia o apreciador com frutados, macios e aveludados.
Para uma experiência ainda mais prazerosa desse exemplar, decante-o por 30 minutos, pelo menos, para assim sentir ao máximo os seus deliciosos e complexos aromas.
Sobre a vinícola:
Fattoria La Gerla é uma produtora de vinho com sede em Montalcino, na Toscana, região portanto central da Itália. A propriedade é plantada pois exclusivamente com a variedade de uva Sangiovese e possui um portfólio de vinhos Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino e Toscana IGT.
Sergio Rossi comprou a propriedade de Biondi Santi em 1976 e até hoje pertence bem como é administrado pela família Rossi.
A propriedade é composta por seis vinhas plantadas entre 1976 e 1998, que só para exemplificar, são: La Gerla, Gli Angeli, Mercatale, Oliveto, Piano e La Pieve.
Coletivamente, esses vinhedos cobrem 12 hectares de terra e produzem então 75.000 garrafas de vinho por ano. Metade das vinhas estão localizadas em Canalicchio, enquanto as restantes vinhas são plantadas nas proximidades de Castelnuovo dell’Abate.
As uvas são vindimadas manualmente assim como maceradas cerca de duas semanas antes da fermentação e envelhecimento. Existem duas adegas em Fattoria La Gerla, ambas localizadas na propriedade de Montalcino.
A mais antiga delas abriga as safras La Gerla mais prestigiosas da propriedade, enquanto as adegas mais modernas contêm uma combinação de barris e barris de carvalho francês e eslavo para envelhecer os vinhos Brunello e Rosso di Montalcino, e Birba, um vinho Toscana Rosso IGT.
O vinho carro-chefe da La Gerla é sem dúvida um Brunello di Montalcino Riserva, Riserva gli Angeli de um único vinhedo. As uvas são provenientes do vinhedo Vigna Gli Angeli, ou “Vinhedo dos Anjos”, que foi estabelecido pela primeira vez em 1976, tornando-se então o vinhedo mais antigo de La Gerla.
O vinho estagia cinco anos antes do engarrafamento, sendo quatro deles passados em carvalho eslavo. Depois de engarrafado, em seguida, o vinho é guardado por 14 meses antes do lançamento.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola La Gerla
Para comprar no site parceiro, clique aqui