Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Pessac-Léognan (Apelação de Bordeaux)
Safra: 2015
Boca: Encorpado, taninos presentes, boa acidez
Produtor: Château La Mission Haut-Brion
Uvas: Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (30%) e Cabernet Franc (25%)
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 20 anos
Nariz: Fruta negra madura, amadeirado, pimenta-do-reino, ervas, chá preto, mineral
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: Cerca de 18 meses em barricas de carvalho, sendo 35% novas
Harmonização: Pernil de cordeiro ao molho de cogumelos, faisão ao forno com trufas negras, prime-rib gralhado com risoto carreteiro, penne ao bacon e creme de nozes, magret de pato com batatas gratinadas, queijos duros e maduros
Premiações/Pontuações: 92 pontos pelo crítico Robert Parker, 94 pontos pelo crítico James Suckling, 93 pontos pela revista Wine Spectator, 92 pontos pela revista Wine Enthusiast, 87 pontos pelo crítico Stephen Tanzer, 16 pontos pela crítica Jancis Robinson
Breve descrição:
A pontuada safra 2015 do La Mission Haut-Brion mostra um Cabernet Sauvignon muito bem dominado pelo amadurecimento em barricas de carvalho. A bela estrutura garante uma experiência inesquecível e a possibilidade de ainda guardá-lo por alguns anos. Esse é um Péssac-Leognan elegante e ao mesmo tempo intenso e cheio de complexidade.
Sobre a vinícola:
O Château La Mission Haut-Brion é, a saber, uma propriedade na denominação Pessac-Léognan, no norte de Graves, alguns quilômetros a sudoeste do centro da cidade de Bordeaux.
Seu vizinho vizinho e propriedade irmã Château Haut-Brion era a única propriedade da região apresentada na Classificação de Bordeaux de 1855, mas La Mission Haut-Brion (classificada como Graves Grand Cru na classificação de 1959) é frequentemente julgada e avaliada como igual de Haut-Brion e os outros primeiros crescimentos.
O vinho é particularmente conhecido por sua intensidade de fruta, textura arredondada e generosa e taninos sedosos, assim como recebeu várias avaliações de 100 pontos do crítico americano Robert Parker.
O vinhedo compartilha o mesmo terreno de cascalho que Haut-Brion, com pequenas pedras de quartzo sobre um subsolo de areia argilosa. Cerca de 27 hectares são plantados com uvas vermelhas, compreendendo 47% de Cabernet Sauvignon, 43% de Merlot e, em seguida, 10% de Cabernet Franc. Além disso, um pouco mais de 3 hectares são plantados com Semillon e Sauvignon Blanc.
La Mission Haut-Brion tem 18-22 meses de envelhecimento em barril, com 80 por cento de carvalho novo e, dessa forma, 6.000 e 7.000 caixas são produzidas a cada ano. La Chapelle de La Mission Haut-Brion é o segundo vinho desde 2006, quando substituiu o Château La Tour Haut-Brion.
A propriedade também produz dois vinhos brancos à base de Semillon: La Mission Haut-Brion Blanc (anteriormente Laville Haut-Brion) e, desde 2009, La Clarté de Haut-Brion. Este último atua como um segundo vinho combinado para La Mission Haut-Brion e Haut-Brion Blanc.
A princípio, a propriedade era propriedade e levava o nome dos missionários Lazaritas desde 1682 até a Revolução Francesa. É propriedade desde 1983 de Domaine Clarence Dillon, o proprietário da Haut-Brion.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui