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Vinho rosé francês
Volume: 750 mL
Região: Languedoc
Safra: 2019
Boca: Harmônico, frutado e final refrescante
Produtor: Fat Bastard Wine Company
Uvas: Cinsault e Grenache
Teor alcoólico: 12,5%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Expressivas notas de framboesa e morangos
Visual: Rosa
Harmonização: Penne com mussarela de búfala e tomate cereja, sushi, Caeser salad, nachos, tacos
Breve descrição:
Este Fat Bastard Rosé vem de uvas cuidadosamente selecionadas das castas Grenache e Cinsault cultivadas em Languedoc-Roussillon, de vinhedos que se estendem pelas pelas margens do Rhône no leste, Carcassonne no oeste, e enfim até o sopé do Maciço Central no norte.
As variedades de uva foram combinadas a fim de se obter um rosé encorpado e frutado, com uma acidez fresca e vibrante em boca.
Além disso, é um vinho adequado para veganos.
Sobre a vinícola:
A marca começou primeiramente como uma colaboração entre o enólogo francês Thierry Boudinaud e o importador de vinhos britânico Guy Anderson, que foi lançada como uma empresa em 1995. A intenção original da parceria era então vender vinhos produzidos na região de Languedoc-Roussillon, no sul da França, para mercados estrangeiros.
Muitos consumidores americanos, especialmente os mais jovens, passaram a não gostar dos rótulos de vinhos europeus tradicionais, já que normalmente apresentam a imagem de um castelo clássico e são difíceis de distinguir, entender e lembrar.
“Mesmo que as pessoas amem um vinho francês, não conseguem se lembrar do nome”, de acordo com Anderson. Portanto, os criadores da marca Fat Bastard tentaram resolver esses problemas de marketing empregando um nome de marca que é abertamente rude.
A marca é um exemplo de tendência mundial de várias marcas que adotaram uma estratégia semelhante, tentando se destacar na multidão à medida que o número de marcas disponíveis no mercado não parava de aumentar.
Outra marca de vinho francesa da região de Luangedoc-Rousillion que também é comercializada com um nome informal igualmente distinto, um desenho animado extravagante no rótulo (apresentando um francês andando de bicicleta vermelha) e preço modesto (menos de US $ 10) é Red Bicyclette, introduzida por Gallo em 2004.
Diz-se que a marca começou com um lote experimental de Chardonnay que foi mantido em um barril com sedimento de levedura por mais tempo do que o normal, desenvolvendo assim um sabor muito encorpado. No momento em que Boudinaud provou o vinho, ele proclamou “Isso é o que você chama de vinho gordo bastardo.”
O nome funciona como um trocadilho bilíngue, aludindo ao sabor amanteigado do Chardonnay, sendo semelhante ao da famosa denominação de origem controlada de Bâtard-Montrachet.
O rótulo do vinho agora carrega uma alegação apócrifa de que foi “nomeado após uma expressão britânica que descreve um vinho particularmente rico e completo”.
A marca foi lançada no mercado em 1998. A produção da primeira safra foi de apenas 800 caixas (cerca de dez mil garrafas de 750 ml), mas com o passar do tempo a marca se tornou o Chardonnay francês mais vendido nos Estados Unidos.
Posteriormente, em 2006, 500 mil caixas (equivalentes a 6 milhões de garrafas de 750 ml) da marca foram vendidas no mercado norte-americano.
Em 2016, a marca não é mais vendida no Reino Unido. Os escritores de vinhos Oz Clarke e James May da série de televisão da BBC Oz e James’s Big Wine Adventure disseram que isso é “simplesmente porque esses vinhos com nomes divertidos saíram de moda”.
No entanto, cerca de 420.000 caixas (5 milhões de garrafas de 750 ml) por ano continuam a ser exportadas para os Estados Unidos.
Referência: www.en.wikipedia.org
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