Espumante francês
Volume: 750 mL
Região: Borgonha
Boca: Corpo de leve para médio, fresco, frutado, boa cremosidade
Produtor: Chevalier
Uva: Pinot Noir
Teor alcoólico: 11,5%
Serviço: 7°C
Potencial de guarda: 2 anos
Nariz: Frutas vermelhas frescas, floral
Visual: Amarelo-claro com tons perolados
Amadurecimento: 3 meses sobre as borras, nos tanques
Classificação: Brut
Harmonização: Salmão defumado com creme de limão siciliano, farfalle ao molho de frango desfiado, anéis de lula, salada de sardinha, rúcula e grão de bico, brie gratinado, tacos
Breve descrição: Chevalier é especializado em elaborar espumantes na França. A cada vinificação são analisadas uvas tintas para elaborar um espumante equilibrado, frutado e com bom frescor. Nesta edição, foi possível produzir este Blanc de Noirs 100% com a uva Pinot Noir, uma das variedades mais delicadas e também uma das mais importantes da França.
Sobre a vinícola: O Domaine de Chevalier, classificado Grand Cru Classé de Graves, é uma das mais importantes vinícolas de Pessac-Leognan. Produz grand vins tintos e brancos: o primeiro é uma mistura dominante em Cabernet Sauvignon e o segundo, uma blend clássico de Bordeaux branca.
A propriedade possui cerca de 45 hectares de vinha em solos ricos em cascalho e argila, sendo a maior parte dedicada às variedades de uvas vermelhas. Enquanto Cabernet compõe a maior parte das plantações, há também Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, além de Sauvignon Blanc e Semillon. As uvas são colhidas manualmente e vinificadas em lotes para garantir o melhor vinho possível – o Domaine de Chevalier tem reputação de fazer bons vinhos, mesmo em safras médias.
Domaine de Chevalier é notável por ter mantido o título de ‘domaine’, que fica mais à vontade na Borgonha do que em Bordeaux. Chevalier vem da palavra Gascon para cavaleiro, uma homenagem a uma trilha na propriedade que se acredita ter sido usada por cavaleiros nos séculos 12 a 14. Em 1983, o domaine ficou sob sua propriedade atual quando foi comprado pela família Bernard, que renovou a vinícola e expandiu a vinha.
A produção dos melhores vinhos totaliza cerca de 120.000 garrafas anualmente. Há também um segundo vinho, Esprit de Chevalier, que é feito a partir de videiras mais jovens.
Veja a seguir mais 1 rótulo de Domaine de Chevalier: o L’Esprit de Chevalier Blanc 2014
Para comprar no site parceiro, clique aqui