Enrique Mendoza Estrecho Monastrell Alicante D.O. 2017

Enrique Mendoza Estrecho Monastrell Alicante D.O. 2017 - Oferta

Vinho tinto espanhol

Volume: 750 mL
Região: Alicante
Safra: 2017
Boca: Encorpado, potente e frutado, com taninos firmes e acidez equilibrada
Produtor: Enrique Mendoza
Uva: Monastrell
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Notas frutadas, com toques de carvalho e especiarias
Visual: Vermelho-rubi brilhante
Amadurecimento: 16 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas assadas ou grelhadas, ensopados, queijos maduros
Premiações/Pontuações: 95 pontos pelo crítico Robert Parker

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 4
Frutado: 8

Breve descrição:

Atingindo uma pontuação rara e excepcional do crítico de vinhos Robert Parker – 95 pontos – este Estrecho á assinado pela renomada vinícola Enrique Mendoza, que faz parte do célebre grupo Grandes Pagos de España.

Este tinto carrega um personalidade muito singular no mundo do vinho, fruto da união do terroir de Alicante, da expertise única dos produtores com uma das mais típicas uvas da Espanha, a Monastrell.

O resultado é um vinho potente, frutado e encorpado, que, graças ao estágio de 16 meses em barricas de carvalho, exibe complexidade aromática.

Perfeito para servi-lo harmonizando com uma refeição protagonizada por uma carne grelhada ou assada.

 

Sobre a vinícola:

Embora Enrique Mendoza tenha fundado a vinícola em 1989, seu filho Pepe agora administra o negócio, auxiliado por seu irmão mais novo, Julián. Pepe é responsável pelo gerenciamento e vinificação de vinhedos, enquanto Julián cuida do lado comercial da empresa.

Enrique Mendoza é respeitado de tal forma que foi introduzido no prestigiado Grandes Pagos de España. A missão deste grupo é defender e propagar a cultura do vinho “pago”, o que significa dessa forma produzir o vinho em um terroir específico que reflete a personalidade distinta do solo e do clima.

Para se tornar membro, um vinhedo deve superar rigorosos padrões de qualidade, assim como exibir um grau de singularidade em termos de solo, clima ou variedade de uva que o diferencia da área circundante. A associação inclui 25 vinícolas em toda a Espanha.

O Bodegas Enrique Mendoza está localizado perto da cidade de Alfàs Del Pi, a cerca de 65 km da cidade de Alicante, e é cercado por jardins paisagísticos que certamente é de tirar o fôlego. A maioria das vinhas está localizada perto de Villena, a uma altitude média de 360 metros, com algumas parcelas de até 640 metros.

As plantações tradicionais incluem Monastrell e Moscatel, embora recentemente Pepe tenha experimentado variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Os vinhos resultantes são tipicamente fermentados em aço inoxidável e envelhecidos em carvalho francês, e ademais com longa maceração (até 28 dias).

A agricultura natural é priorizada em Enrique Mendoza, utilizando-se assim leveduras indígenas e se evita inseticidas, herbicidas e fertilizantes em favor de práticas biodinâmicas. Pepe também enfatiza a colocação de suas videiras sob o nível ideal de estresse hídrico para desse modo produzir uvas pequenas e concentradas; ele usa sensores computadorizados para monitorar os níveis de umidade na vinha, ajustando então a irrigação de acordo.

Aliás, José (Pepe) Enrique Mendoza Gracia participa da produção de vinho desde tenra idade, ajudando na colheita e na prensagem de uvas (usando uma prensa de vinho romana de 300 anos) no Bodegas Enrique Mendoza.

Posteriormente, depois de declarar sua vocação de enologia no ensino médio, Pepe continuou seus estudos na Escola de Viticultura e Enologia Félix Jiménez de Requena e realizou seu estágio no grupo Raimat e Masia Bach.

Ele foi de fato o primeiro produtor de vinho espanhol a trabalhar na Nova Zelândia, onde trabalhou na Grove Mill em Marlborough Valley. Mais tarde, ele trabalhou na Argentina com Altavista e Achaval-Ferrer. Em 1990, Pepe retornou à Espanha para administrar Bodegas Enrique Mendoza com a ajuda de seu irmão, Julián.

Agora parte de uma nova geração de viticultores, o objetivo fundamental de Pepe em Enrique Mendoza é afinal obter uvas da mais alta qualidade. Todas as plantas são cultivadas não só com adubo composto, como também sem inseticidas ou herbicidas. A crença de Pepe é que, enfim, um bom vinho vem de uma grande vinha.

Referência: https://www.winebow.com/our-brands/bodegas-enrique-mendoza

Veja a seguir mais 4 rótulos de Enrique Mendoza: o Enrique Mendoza Petit Verdot Alicante D.O. 2016, o Enrique Mendoza La Tremenda Monastrell Alicante D.O. 2017, o Enrique Mendoza Finca Xaconero Monastrell Alicante D.O. 2017 e o Enrique Mendoza La Tremenda Macabeo-Moscatel Alicante D.O. 2018

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile