*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Domaine de Marcoux Châteauneuf-du-Pape Vieilles Vignes 2017
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Vale do Rhône
Safra: 2017
Boca: Intenso, concentrado e estruturado, mas com acidez que segura a densidade e refresca sua sensação quente. Elegante e equilibrado
Produtor: Domaine de Marcoux
Uva: Grenache
Teor alcoólico: 15,5%
Serviço: 16° – 18°C
Nariz: Concentração intensa e pura de frutas pretas e vermelhas maduras, pimenta preta e garriga
Amadurecimento: 18 meses em tanques de concreto
Harmonização: Carnes grelhadas ou na brasa, incluindo cordeiro e pratos de cozimento lento e sabores intensos
Breve descrição:
Tanto quanto celebrado, aclamado, como procurado, este Châteauneuf-du-Pape é um vinho de produção limitadíssima, com cerca de 300 caixas por safra, produzido a partir de vinhas de 70 a 120 anos de idade dos vinhedos de Charbonnières, no plateau de La Crau e do vinhedo Les Esqueirons.
Feito com mínima intervenção em tanques de cimento e amadurecido em foudres, é um exclusivo vinho estrelado pela Grenache.
Conforme o rigoroso e renomado crítico Robert Parker, este Vieilles Vignes é “possivelmente um dos grandes vinhos do mundo, senão o mais fenomenal vinho de Châteauneauf-du-Pape”
Sobre a vinícola:
Domaine de Marcoux é um produtor de vinho francês localizado em Châteauneuf-du-Pape. A primeira safra do domaine foi em 1989 cuja propriedade é, a saber, dos Armeniers – uma família com uma das linhagens mais antigas do sul do Rhône.
O domaine produz dois vinhos tintos de Châteauneuf-du-Pape, incluindo os melhores Vieilles Vignes da propriedade de 100 por cento Grenache e um Châteauneuf-du-Pape Blanc, bem como Cuvée La Lorentine de Lirac e um Côtes du Rhône.
Domaine de Marcoux possui 17,5 hectares de vinhas distribuídas por 10 parcelas. Os locais são plantados com variedades clássicas do Rhône, como Grenache, Mouvèdre, Syrah e Cinsaut, com vinhas com média de 50 anos – só que algumas das mais antigas têm até 100 anos.
Cerca de 0,85 hectares são reservados para as variedades de uvas brancas para a Domaine’s Blanc – sendo assim, uma mistura de Roussane e Bourboulenc.
As vinhas são cultivadas biodinamicamente e, em seguida, a fruta é colhida à mão e uma parte das bagas é desengaçada e classificada antes da fermentação em cuba. Então os vinhos são vinificados tradicionalmente, envelhecidos em uma combinação de cubas de concreto e grandes foudres de carvalho por cerca de 18 meses.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui