*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Roussillon
Safra: 2018
Boca: Encorpado, rico, com intensidade de frutas, taninos bem presentes e redondos, e final longo
Produtor: Domaine de La Rectorie
Uvas: Grenache e Carignan
Teor alcoólico: 15,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2028
Nariz: Ameixa, cassis, amora, alcaçuz e especiarias, como canela e pimenta
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 11 meses em barris de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Magret de pato com figos, carré de cordeiro assado e berinjela recheada
Premiações/Pontuações: 89 pontos pelo crítico Robert Parker
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
L’Oriental é um vinho também chamado de “Banyuls Nature”, já que suas uvas possuem o mesmo teor de açúcar, quando são colhidas, para confeccionar os vinhos de Banyuls, vinhos licorosos doces.
No entanto a vinificação do L’Oriental é feita de tal forma que o líquido fique seco, além de não passar pelo processo de fortificação.
Em seguida ele passa por um estágio de 11 meses em barricas de carvalho, adquirindo assim mais sabor e complexidade.
Um vinho ótimo para ser tomado agora, mas que vai te encantar se for guardado e tomado daqui a 7 anos.
Sobre a vinícola:
A família Parcé estabeleceu seus vinhedos perto de Banyuls, na região de Roussillon, na França, logo após a virada do século XX. No início, a família vendeu uvas para a cooperativa como a maioria de seus vizinhos e esta situação persistiu até 1984, no momento em que Marc e Thierry Parcé decidiram fazer e engarrafar seu próprio vinho.
Desde aquela decisão, eles nunca mais olharam para trás.
Os irmãos não cresceram nas terras de Banyuls, mas voltaram a elas em 1976 e 1981, respectivamente, e hoje Thierry cuida da vinificação com Jean-Emmanuel, seu filho, enquanto Marc administra o lado comercial das coisas, faz vinho em seus outros interessa La Préceptorie de Centernach em Maury e supervisiona a sua empresa de distribuição «Les Vins Parcé Frères».
Eles agora cultivam 30 hectares de vinhas em Banyuls, divididos então no mesmo número de parcelas nas montanhas com vista para o Mediterrâneo. O terreno determina que as parcelas tenham uma variedade de exposições, solos (embora o xisto domine), altitudes e variedades de uvas.
As vinhas têm uma idade média de 50 anos e são densamente plantadas a fim de aumentar a competição entre as raízes, e algumas parcelas têm uma mistura de uvas cultivadas juntas.
Grenache Noir, Grenache Gris, Carignan assim como uma pequena parte de Grenache Blanc são cultivados, com a sustentabilidade na vanguarda de seu pensamento vitícola. Red AOC Collioure domina a produção, e em seguida bem Collioure branco, seguido de Banyuls fortificado com pelo menos 15% de teor alcoólico.
Referência: www.thewinesociety.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine de La Rectorie
Para comprar no site parceiro, clique aqui