O consumo de vinho no Brasil é relevante há muito tempo, mas nos últimos anos, este processo passou por uma significativa transformação. Bem, o hábito não deixou de existir. O que mudou foi a forma de comprar a bebida: os brasileiros estão cada vez mais comprando vinhos pela internet. Há uma estimativa de que um em cada quatro consumidores de vinho no Brasil faz suas compras online.
Este movimento traz ganhos significativos para o consumidor. É claro que poder manusear as garrafas possui seu apelo, mas a comodidade e a economia com gastos como gasolina e estacionamento são fundamentais para a mudança de preferência. Ademais, na internet você possui uma gama de informações muito maior para saber o que está levando. Em supermercados, por exemplo, pode ser difícil parar para ler os rótulos com uma listinha de compras te esperando.
Mas isso não significa que você não deve tomar certos cuidados ao comprar vinho online. Como saber se estou comprando com segurança? É por isso que nós vamos te dar cinco dicas para comprar vinhos pela internet com o máximo de conforto. Fique atento:
Facilidade de informações
Em uma loja física, quando temos alguma dúvida a respeito de um vinho, normalmente chamamos algum profissional para esclarecê-los. Na loja online, é fundamental que estas características estejam bem detalhadas para que você tenha ciência da qualidade da bebida. Quanto mais opções disponíveis (filtros de busca, dica de sommelier, dicas de harmonização), mais segura será a sua compra.
Verifique a safra
Entre as informações que precisam estar disponíveis, a safra, que diz respeito ao ano em que ocorreu a colheita da uva, é fundamental para analisar a qualidade e a longevidade de um vinho. Portanto, se essa informação não estiver disponível na loja online, é importante que haja um serviço de atendimento para que você evite a compra de vinhos no final da curva de evolução.
Investigue os vinhedos
Se a internet te oferece a possibilidade de parar e pensar sobre a qualidade do produto, utilize este tempo da melhor maneira possível. É algo que certamente dará trabalho, mas se possível, investigue o vinhedo, juntando informações sobre o produtor e o rótulo em questão. Isso vai te ajudar a não cair em alguma “cilada” que possa haver na descrição dos vinhos na loja online, especialmente se não for um site confiável. Isto tem a ver com a quarta dica.
Procure lojas de confiança
Compras na internet costumam gerar um certo tipo de desconfiança. Será que o meu produto realmente vai chegar na minha casa? No entanto, com o movimento supracitado no mercado de vinhos, diversas lojas online se estabeleceram neste nicho como fontes seguras de compra. Pesquise avaliações de clientes, pergunte para amigos ou faça qualquer outra coisa que traga a certeza de fazer uma compra com segurança.
Política de trocas e devoluções
É possível que o consumidor desista da compra ou queira trocar o produto no meio do processo. Portanto, antes de finalizar uma compra, verifique as políticas da loja escolhida para não ser negativamente surpreendido.
Gostou das dicas? Continue nos acompanhando e fique a par de valiosas informações sobre vinhos e o ato de consumir essa iguaria.