*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Rioja
Safra: 2015
Boca: Bem equilibrado, saboroso, taninos presentes. Final longo e balsâmico
Produtor: Bodegas D. Mateos
Uvas: Tempranillo (70%), Garnacha (27%) e Graciano (3%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 18°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Frutos maduros (morango, amora e ameixas), groselha com notas de especiarias e carvalho tostado
Visual: Rubi intenso com reflexos granada
Amadurecimento: O vinho envelhece em barricas de carvalho francês (85%) e americano (15%) por 14 meses. Após, é envelhecido em garrafa por no mínimo 18 meses antes de sair à venda
Harmonização: Cordeiro assado, carnes grelhadas e guisados, carnes frias, queijos curados
Breve descrição:
Com a rigorosa seleção das castas Garnacha, Graciano e principalmente da Tempranillo, se elaborou este Familia La Mateo 2015. Vindas do vinhedo mais emblemático da vinícola Bodegas D. Mateos, ou seja, do vinhedo “El Salobral”, com orientação norte-sul, as uvas se beneficiaram do solo argiloso e calcário.
Logo após colhidas, as uvas foram submetidas a um processo de fermentação malolática em barris novos de 225 litros. Em seguida estagiaram por 14 meses em barricas de carvalho francês Allier, Nevers, Tronçaise & Jupilles (85%) e o americano da Pensilvânia (15%).
A fim de preservar aromas e sabores, o líquido foi engarrafado sem filtração, envelhecendo por mais 18 meses, para só depois ser ofertado ao público.
Sobre a vinícola:
Bodegas d. Mateos é uma vinícola familiar localizada em Aldeanueva de Ebro, no coração de Rioja Baja, com uma longa tradição familiar desde que se começou há sete gerações atrás a dedicação ao cultivo da vinha.
A vinícola adquiriu posteriormente a atual extensão com cerca de 100 hectares de vinhedos com idade média de 45 anos.
A vinha é plantada em algo que de fato se parece com um copo a uma altura entre 375 e 650 metros (encostas do Monte Yerga), divididos em 4 vinhedos: El Salobral, El Coscojar, El Bosquil e Los Quemaos
A maior parte do cultivo da vinícola é dedicada às variedades Tempranillo e Garnacha, com parcelas também dedicadas ao Mazuelo, bem como Graciano e Tempranillo Blanco.
De interesse especial são as parcelas dedicadas a essas duas últimas variedades, às quais Mateo Ruíz, proprietário, viticultor e enólogo, dedicou dessa forma interesse e atenção especiais durante os últimos anos, realizando projetos de pesquisa e experimentação em conjunto com o CIDA e a Universidade de La Rioja sobre essas variedades.
Referências: www.riojawine.com, www.loja.adegaperlage.com.br
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Bodegas D. Mateos
Para comprar no site parceiro, clique aqui