*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Chapelle de Pied Vaurias AOP Côtes Du Rhône 2020
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Côtes du Rhône
Safra: 2020
Boca: Vinho jovem, corpo médio, frutado, taninos presentes e redondos, acidez média para alta, agradável frescor
Produtor: Vignerons de l’Enclave
Uvas: Syrah, Cinsault e Grenache
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutas pretas como ameixa e amora, frutas vermelhas como groselha e framboesa, especiarias
Visual: Rubi médio
Amadurecimento: Em concreto e tanques de aço inox
Harmonização: Opte por pratos de média estrutura, como carnes vermelhas assadas ou cozidas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: polenta mole com ragu de ossobuco, risoto de tomate seco, costela de porco assada
Breve descrição:
Localizada no Vale do Rhône, uma região vinícola muito importante no sul da França, La Chapelle de Pied Vaurias fica perto de Valréas, um exemplo clássico da arquitetura românica provençal.
Uma mistura elegante, marcante e bem estruturada de Syrah, Cinsault e Grenache (uvas tradicionais do Vale do Ródano), amadurecidas em tanques de concreto e aço inoxidável para realçar suas características naturais. Um espécime raro e admirável!
Sobre a vinícola:
De acordo com a lenda, em 1317, após sua eleição em Lyon, o papa João XXII, cuja saúde era frágil, provou um vinho de Valréas durante uma etapa a caminho de Avignon: “Ele se achou muito revigorado.”
Ele concluiu então que este vinho era milagroso. Além disso, para descartá-lo de acordo com sua conveniência, ele comprou a cidade de Valréas ao Dauphin du Viennois, e depois as aldeias vizinhas de Richerenches, Visan e Grillon nos anos seguintes.
Dessa forma, l’Enclave nasceu!
Assim que os departamentos franceses foram criados, após a Revolução, os habitantes de Valréas, Visan, Richerenches e Grillon escolheram, através de um referendo, permanecer apegados ao Vaucluse.
Perpetuaram, assim, o l’Enclave, que ainda existe hoje como um enclave do departamento de Vaucluse no de Drôme.
À peculiaridade lendária é adicionada a originalidade geográfica. De fato, as quatro cidades do Enclave constituem um conjunto único de características geográficas e geológicas: é a vinha mais ao norte do sul da Côtes du Rhône, com uma altitude acima da média.
Os solos são predominantemente rochosos, calcários de argila e beneficiam de um clima provençal com noites frias, muito ensolaradas e purificadas pelo Mistral.
Limitado em três lados pelos primeiros contrafortes do sul dos pré-Alpes, este terroir se abre para o oeste sobre o vale do Ródano. Por fim, é realmente um micro-terroir, uma entidade geográfica separada, cuja história sempre diferenciou claramente.
Referência: www.vigneronsdelenclave.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Vignerons de l’Enclave
Para comprar no site parceiro, clique aqui