Vinho branco argentino
Volume: 750 mL
Região: Tolombóm, Salta
Safra: 2019
Boca: Corpo médio, untuoso, com boa acidez e um toque salino
Produtor: Estancia Los Cardones
Uva: Torrontés
Teor alcoólico: 12,2%
Serviço: 8° – 10°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Notas florais, de flores brancas, logo acompanhadas por frutas brancas maduras e um toque mineral
Vinificação: Prensagem delicada. 8 horas de maceração pré-fermentativa a frio. Fermentação com leveduras naturais por 14 dias. Sem fermentação malolática.
Amadurecimento: Tanques de aço inox
Harmonização: Saladas com carnes brancas. Robalo grelhado na manteiga
Premiações/Pontuações: 90+ pontos pela revista Wine Advocate
Breve descrição:
Anko, ou seja, “água em altura” no idioma dos indígenas de Salta, no norte da Argentina, foi o nome certo para denominar este Torrontés salteño.
Elaborado então pelo enólogo Alejandro “Colo” Sejanovich, ex-Catena Zapata e responsável por projetos inovadores como Manos Negras e Teho, este branco caracteriza-se pelo equilíbrio e frescor. Não é enjoativo ou doce, assim como não apresenta nenhum amargor final.
Vem de vinhas de 40 anos de idade, plantadas no terreno pedregoso e difícil de Tolombón. Além disso são conduzidas no sistema de pérgola e estão localizadas a mais de 1500m de altitude, o que leva, naturalmente, a uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.
Com uma impressionante força aromática que em taça, com notas florais, de flores brancas, logo acompanhadas por frutas brancas maduras e um toque mineral típico do seu terroir pedregoso e inóspito.
Possui corpo médio no paladar, além de ser untuoso, possuir boa acidez e toque salino. Com um final limpo e salino, é a opção ideal para acompanhar saladas com carnes brancas e peixe grelhado na manteiga.
Em 2020, foi um dos destaques do Vivino Wine Style Awards, além da ótima pontuação da Wine Advocate, do renomado crítico de vinhos Robert Parker.
Sobre a vinícola:
Situada em Tolombón, na província de Salta, na zona mais setentrional da Argentina, Estancia Los Cardones é um projeto inegavelmente novo e ousado dos experimentados empreendedores do vinho Jeff Mausbach e Alejandro Sejanovich, antigos colegas de trabalho na Catena Zapata e parceiros também em outros projetos, como o Manos Negras.
Seus vinhedos, também em Tolombón, estão plantados a cerca de 1700 metros acima do nível do mar, originando então vinhos complexos em aromas e sabor e que carregam um distinto toque mineral aportado pelo pedregoso terreno da região.
Dessa forma, os Malbecs da Los Cardones têm notas de especiarias que se unem a elementos florais muito delicados, de maior acidez natural e equilíbrio.
Alejandro Sejanovich é o enólogo responsável pelo desenvolvimento dos vinhos do projeto. Desde que deixou a famosa Catena Zapata em 2010, Sejanovich doa-se de corpo e alma a desafios em vinhedos e terroirs inusitados.
Em Estancia Los Cardones, seu desafio é elaborar vinhos elegantes, fáceis de beber e, além disso, diferente das normas tradicionais. Prove e veja que ele conseguiu atingir plenamente seus objetivos.
Referência: https://www.totalvinhos.com.br
Para comprar no site parceiro, clique aqui