Apresentação
Não é novidade para ninguém que a Catena Zapata, produtora de vinhos argentinos, recebeu uma premiação muito especial. Entre as 50 melhores vinícolas do mundo, a Catena Zapata levou o título de melhor do mundo.
Nicolás Zapata, há mais de 120 anos, fundou a vinícola, em Mendoza, capital do vinho na Argentina. Desde então, ela é conhecida por seu papel pioneiro na ressurreição da uva Malbec e pela pioneirismo nos terroirs de extrema altitude no sopé dos da Cordilheira dos Andes, na região de Mendoza. Laura Catena, bisneta de Nicolás Zapata, diretora executiva da vinícola, recebe os méritos nas terras espanholas: Melhor vinícola do mundo.
Bom, pensando em você, vamos desenvolver uma lista dos vinhos Catena Zapata mais honestos:
Lista dos melhores da vinícola Catena Zapata
1. Vinho branco argentino – Angelica Zapata Chardonnay 2019. Esta joia harmoniza muito bem com peixes como bacalhau e frutos do mar.
2. Vinho tinto argentino – DV Catena Pinot Noir-Pinot Noir. Este belo vinho harmoniza muito fácil com carnes de caça, salmão, pato, massas e aves.
3. Vinho tinto argentino – Angelica Zapata Malbec Alta. Especialidade da vinícola, este Malbec harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, caças e queijos.
4. Vinho branco argentino – DV Catena Chardonnay-Chardonnay. Um exemplar mostrando que a vinícola também é especialista em brancos Chardonnay. Harmoniza com peixes intensos como salmão e atum.
5. Vinho branco argentino – Alamos Chardonnay 2021. Um Chardonnay mais de entrada, que combina perfeitamente carne de porco, vegetais, aves e peixes.
6. Vinho tinto argentino – DV Catena Malbec-Malbec. Outra joia produzida a partir da Malbec que harmoniza com com carnes vermelhas, massas e queijos.
7. Vinho tinto argentino – Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta. Este belo vinho harmoniza muito bem com carnes elaboradas, cordeiro e queijos duros.
8. Vinho tinto argentino – Dv Catena Adrianna Vineyard Malbec 2018. Este cobiçado e complexo líquido é ideal para acompanhar carnes vermelhas e carnes de caça
9. Vinho tinto argentino – Nicasia Vineyards Red Blend Cabernet Franc 2019. Um vinho mais de entrada da vinícola, acompanhante ideal de carnes vermelhas, carnes de cordeiro, carne suína, massas
10. Vinho tinto argentino – DV Catena Cabernet Malbec 2020. Este belo blend harmoniza muito bem com carnes vermelhas, carnes de caça e pratos bem elaborados.
11. Vinho tinto argentino – Alamos Malbec 2021. Outra joia da especialidade da casa, um Malbec que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, churrasco, hambúrgueres e massas.
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Angelica Zapata Chardonnay 2019
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2019. Em boca, este exemplar é incrivelmente concentrado e potente, possui uma textura redonda e macia, com um leve toque amanteigado. Aromas de frutas cítricas e um toque de baunilha preenchem o olfato. Um belo Chardonnay amarelo dourado que tem histórico de 14 meses em barricas de carvalho.
2. DV Catena Pinot Noir-Pinot Noir
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2020. Este vinho, na boca, é untuoso e complexo, com taninos sedosos e abundantes. Ao nariz, é dominado por delicadas notas de frutas vermelhas, ameixa e florais, com couro, especiarias e sutil carvalho de baunilha. Um belo Pinot Noir vermelho-tijolo que tem histórico de 12 meses em barricas de carvalho (sendo 85% carvalho francês e 15% carvalho americano).
3. Angelica Zapata Malbec Alta
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2018. Este saboroso vinho, na boca, é encorpado, bem complexo, exuberante, com excelente e marcante presença em boca, e longo final. Ao nariz, traz notas de frutas vermelhas, como amora e framboesa, além de notas minerais e de madeira. Um belo Malbec Violeta profundo com histórico de 18 meses em barrica de carvalho francês sendo 50% novas.
4. DV Catena Chardonnay-Chardonnay
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2018. Um vinho branco que exala aromas de frutas maduras como abacaxi e pêssego, complementadas por notas cítricas e minerais. O paladar intenso, elegante e untuoso, com um final prolongado e fresco completam a experiência sensorial. Um belíssimo Chardonnay amarelo intenso com reflexos verdes claros que estagiou por 6 meses em barricas de carvalho e em seguida em tanques de aço inox.
5. Alamos Chardonnay 2021
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2021. Um vinho Chardonnay com aromas de alto frescor, notas bem intensas e vibrantes de frutas cítricas e pimenta da jamaica e um sutil sabor floral com baunilha. Concentrado, limpo e totalmente fresco. No final vem trazendo uma refrescancia duradoura com uma acidez viva e equilibrada. Um belíssimo tom amarelado com tons verdes, que estagiou por 6 meses em barricas de carvalho.
6. DV Catena Malbec-Malbec
Produzido na região de Mendoza. Na boca, este vinho é complexo, fruta cativante, profundo, com taninos sedosos e um final longo e persistente. Ao nariz, traz frutas negras e vermelhas, como ameixa e amora, além de notas de especiarias, como pimenta-preta e cravo-da-índia. Este belo Malbec é vermelho rubi profundo e estagiou por 18 meses em barricas de carvalho francês (sendo 50% novas).
7. Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta
Produzido na região de Mendoza. Na boca, este vinho é complexo, potente, concentrado e bem estruturado, com taninos macios e um longo final. Ao nariz, traz notas de frutas vermelhas, como cerejas e ameixas, groselha, além de notas picantes de cravo e tomilho. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho rubi profundo com amadurecimento de 16 meses em 85% de barricas francesas (sendo 30% novas), e 15% em carvalho americano novo.
8. Dv Catena Adrianna Vineyard Malbec 2018
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2018. Na boca, este tinto possui uma entrada doce, que se revela um vinho amplo e complexo, com taninos suaves e redondos que persistem por um longo final. Ao nariz, traz notas intensas e concentradas de cassis, framboesa e violetas, acompanhadas de notas de baunilha, tabaco e licor adquiridas pelo envelhecimento em carvalho. Um Malbec com uma elegante tonalidade ermelho rubi profundo. Estagiou por 24 meses em carvalho francês, sendo 100% novo.
9. Nicasia Vineyards Red Blend Cabernet Franc 2019
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2019. Um vinho que invade o nariz com notas intensas de ameixa doce e madura e amora. Em seguida vem um paladar redondo, com taninos aveludados, final persistente e uma leve sensação apimentada. Sutis sabores de carvalho e baunilha complementam o deleite sensorial. Um blend majoritariamente de Carbernet Franc (90%), seguido de Merlot (7%) e Petit Verdot (3%). De cor violeta com reflexos rubi, estagiou por 12 meses em barricas novas de carvalho francês.
10. DV Catena Cabernet Malbec 2020
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2020. Este blend, na boca, tem um primeiro impacto doce e frutado dando lugar a notas de especiarias complexas e carvalho com final persistente apresentando taninos redondos e suaves. Ao nariz, traz a grande espressividade da Cabernet apresentando notas de especiarias como baunilha, tabaco e licor, juntos as características da Malbec proporcionando complexidade e elegância. Um belo blend das uvas Malbec (50%) e Cabernet Sauvignon (50%) vermelho rubi escuro com reflexos violeta com histórico de amadurecimento de 16 meses, 90% carvalho francês/30% novo e 10% carvalho americano novo.
11. Alamos Malbec 2021
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2021. Este saboroso Malbec traz, na boca uma textura sedosa, taninos macios, final de boca estruturado. Ao nariz, aromas de violetas, frutos silvestres, herbáceo e um toque especiado. Um belo Malbec com passagem de 6 e 9 meses em barricas de carvalho.
Conclusão
A Bodega Catena Zapata recebeu a honra de ser a melhor vinícola do mundo. Bom, título que vem de uma longa história de aprendizado junto ao terroir do sopé andino de Mendoza. Pensando em você, querido leitor, trouxemos esta bela lista de vinhos da Catena Zapata bem honestos. Venha, não perca essa oportunidade de experimentar os vinhos da melhor vinícola do mundo.